Todos os campi

Prorrogadas inscrições para Programa de Residência Pedagógica

06/08/2020

Foram prorrogadas, até 25 de agosto, as inscrições de bolsistas e voluntários da UFV para o Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com o edital nº 01/2020, divulgado pela coordenação institucional do Programa, que é vinculada à Pró-Reitoria de Ensino, estão sendo oferecidas 192 vagas para bolsistas e 48 para voluntários. As vagas estão distribuídas entre os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química dos campi Viçosa e Florestal e os estudantes interessados devem se inscrever de acordo com as instruções disponibilizadas.

Entre outros requisitos, é exigido que o candidato tenha o mínimo de 50% da carga horária da sua licenciatura cursada ou estar matriculado em disciplinas oferecidas a partir do quinto período. A atuação no Programa de Residência Pedagógica será aproveitada em créditos de disciplinas conforme os projetos pedagógicos dos cursos.

Todos os detalhes estão no site da Pró Reitoria de Ensino.

Sobre o programa

O Programa de Residência Pedagógica da Capes é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Entre seus objetivos estão o fomento do aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura e a promoção da imersão dos licenciandos nas escolas de educação básica.