Oportunidades

Todos os campi

Aberta chamada para Pesquisa e Desenvolvimento em Sustentabilidade Urbana e Regional

05/08/2020

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) estão selecionando projetos de pesquisa relacionados à sustentabilidade urbana e regional. As propostas podem ser submetidas até 14 de setembro e devem estar relacionadas a uma das três linhas temáticas:

  • Riscos de impactos climáticos - ampliação das informações e análises a serem disponibilizadas na plataforma AdaptaBrasil MCTI;
  • Modelagem integrada dos impactos econômicos da variabilidade climática nos setores priorizados no AdaptaBrasil MCTI - segurança alimentar, segurança hídrica, segurança energética, saúde humana, zonas costeiras urbanas, serviços ecossistêmicos, e infraestruturas nacionais de grande porte;
  • Abordagem por bioma aplicada a municípios ou regiões - funcionamento e resiliência de ecossistemas, condições locais, biodiversidade e sustentabilidade.

Cada proponente poderá submeter uma única proposta vinculada a apenas uma das faixas de financiamento. Ao todos, serão destinados R$ 4,4 milhões, além da possibilidade de suplementação por meio de cofinanciamento das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa ou da iniciativa privada.

Todos os detalhes estão disponíveis no site do CNPq.

Divulgação Institucional