Institucional

Campus Viçosa

Prédios do Centro de Vivência e do Espaço Multiuso ganham mais segurança na prevenção e combate a incêndio

31/07/2020

O projeto inclui a instalação de diversos equipamentos

Até outubro deste ano, deverão estar finalizadas as obras relacionadas ao Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico dos prédios do Centro de Vivência e do Espaço Multiuso do campus Viçosa da UFV. Elas tiveram início em novembro de 2019, quatro anos depois de serem aprovadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Unidade de Ubá.

Além da instalação de hidrantes (da tubulação ao sistema de automatização das bombas), as obras incluem a criação de um reservatório de água para o combate ao fogo e a substituição e colocação de guarda-corpos e corrimãos, de acordo com a norma técnica de acessibilidade vigente no Brasil. Também fazem parte do projeto a instalação de extintores, de detectores de fumaça e de alarme de incêndio, bem como nova iluminação e sinalização de emergência.

Conforme a Gerência de Projetos e Contratação de Obras da Pró-Reitoria de Administração, a execução do projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico era imprescindível nesses prédios, considerando a ocupação mista deles. Além do Restaurante Multiuso e do auditório do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, ali funcionam a Auditoria, a Procuradoria Jurídica e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Os prédios também abrigam os centros acadêmicos e o tradicional Cineclube Carcará, onde, inclusive, será construída uma saída de emergência. O Espaço Fernando Sabino também ganhará nova saída de emergência.

Todas as obras, assim como a instalação dos equipamentos de segurança, diminuem os riscos em caso de incêndio e auxiliam na desocupação dos prédios, de forma segura. A execução de projetos dessa natureza também é importante para a proteção do patrimônio.

Trâmites

Até 2012, a legislação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais não permitia a análise de projetos localizados em um mesmo endereço, com um único CNPJ como registro de diferentes edificações. Este era o caso da UFV. Isso tornava inviável a elaboração, pela equipe técnica da Universidade, de um único projeto com aproximadamente 325 mil m² de área construída, com várias peculiaridades. A mesma dificuldade teria a equipe técnica do Corpo de Bombeiros para analisar um projeto com esta dimensão.

Em função dessa limitação, foi solicitado à Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), de Belo Horizonte, que o CBMMG/Ubá analisasse os projetos dos edifícios do campus Viçosa que atendessem ao isolamento de risco individualmente. A resposta da DAT foi positiva e acabou sendo um precedente para que outras instituições federais pudessem submeter à análise do CBMMG os projetos de combate a incêndio e pânico de seus edifícios individualmente.

Um dos primeiros projetos a serem elaborados foi o dos prédios do Centro de Vivência e do Espaço Multiuso. A aprovação deles pelo CBMMG/Ubá aconteceu em fevereiro de 2015, mas as obras só foram licitadas no ano passado, após a captação dos cerca de R$ 800 mil necessários para a realização dos projetos.

Divulgação Institucional

.