Primeira tese do Programa de Pós-graduação em Educação Física é defendida

29/07/2020

O Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEFI) teve a sua primeira tese defendida e de forma on-line. O trabalho, intitulado Comportamentos relacionados ao estilo de vida e indicadores de saúde física e mental por meio de abordagens integrativas em adolescentes, de autoria de Fernanda Rocha Faria, com orientação do professor Paulo Roberto Amorim, foi aprovado no último dia 20 e sua defesa ocorreu pela plataforma Google meet (imagem ao lado).

Fernanda Faria foi orientada pelo professor Paulo Amorim desde a iniciação científica, durante a graduação na UFV, onde também concluiu o mestrado. Além do pioneirismo na defesa de tese no Programa, foi a primeira estudante do PPGEFI a ter a bolsa pelo Programa de Doutorado-sanduíche no exterior (PDSE). Ela permaneceu um ano na Ohio University, nos Estados Unidos, sob a supervisão da professora Cheryl Howe, que também participou da banca de defesa, apresentada em inglês.

Sua tese teve como objetivo geral verificar a associação entre comportamentos relacionados ao estilo de vida e indicadores de saúde física e mental em adolescentes, entre 15 e 18 anos, estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio. O projeto de pesquisa incluiu dados como aferição de peso corporal, estatura, pressão arterial e circunferências de cintura e quadril. Foram calculados ainda valores como índice de massa corporal e as relações cintura/quadril e cintura/estatura, com composição corporal estimada por fórmula específica. Já os comportamentos relacionados ao estilo de vida foram avaliados por questionários.

Os resultados encontrados evidenciam os prejuízos associados ao excessivo tempo em comportamento sedentário à saúde física e mental de adolescentes, com mais riscos para desenvolvimento de doenças cardiometabólicas e transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Com isso, é destacado na pesquisa o papel crucial da atividade física na promoção da saúde, mesmo que em intensidade leve.

Além de Paulo Amorim e Cheryl Howe, a banca de avaliação da tese contou com a participação dos professores Valter Miranda e Fernanda Santos, da UFV, e Jeffer Sasaki, da UFTM.

O Doutorado do PPGEFI teve início em julho de 2016. De acordo com Paulo Roberto Amorim, que é também o coordenador do Programa, estão sendo apresentados resultados satisfatórios. A partir de Fernanda, primeira doutora do PPPGEFI, que publicou durante o seu treinamento três artigos, com mais dois já em apreciação em revistas internacionais, o coordenador parabeniza a todos os estudantes do Programa que estão em fase de conclusão do doutorado.