Serviços

Todos os campi

MEC realiza pesquisa com professores e estudantes sobre substituições de aulas presenciais durante a pandemia

22/07/2020

Até 31 de julho, estudantes e professores de todas as instituições de ensino superior que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano, em cursos presenciais, poderão responder a um questionário para contar suas experiências com as aulas diante da pandemia da Covid-19.

A pesquisa é um desdobramento da publicação da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, que trata da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante a pandemia. O objetivo é entender a percepção dos alunos e professores sobre a nova rotina de aulas e estudos, bem como obter informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização de TICs, além de utilizar as informações para melhorar as políticas regulatórias e de supervisão do sistema federal de ensino superior. 

O questionário foi desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Há formulários específicos para cada grupo: um para as instituições de ensino (para checar a adesão às aulas remotas e dados sobre evasão escolar, por exemplo), um para os professores e um terceiro para os alunos – esses dois últimos têm perguntas sobre a suspensão das atividades acadêmicas e da oferta de ferramentas adequadas para as aulas em meios digitais. 

Os professores podem responder ao questionário por este link, já os estudantes devem clicar aqui. Mais informações estão disponíveis no site do MEC. 

Divulgação Institucional