UFV conclui projeto executivo para implantação de infraestrutura cicloviária

22/07/2020

Detalhe do Projeto Executivo das ciclofaixas: adequação da rotatória próxima à CEF

A implantação de ciclofaixas, uma demanda antiga da UFV, está mais próxima de ser realizada. Isso porque a equipe da Pró-Reitoria de Administração (PAD) finalizou o projeto executivo para implantação de um sistema de vias cicláveis, no campus Viçosa, com os objetivos de facilitar a mobilidade urbana, contribuir com o deslocamento da comunidade universitária e permitir maior fluidez no trânsito.

O projeto contempla o trecho da Av. P. H. Rolfs entre as Quatro Pilastras e o início do trecho novo da Avenida P. H. Rolfs, logo após o Restaurante Universitário II. Contempla também o trecho da Avenida da Agronomia, entre a rotatória próxima à Caixa Econômica Federal e o acesso à MG 280. Para a sua finalização, foram consideradas todas as questões relacionadas ao tipo de fluxo desejado, segurança e operacionalidade, de acordo com as normas técnicas e legislações vigentes, além de boas práticas adotadas no Brasil e exterior.

Após estudos e análises, tendo como base o Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, as orientações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e outras referências pertinentes, a UFV optou por adotar o modelo de ciclofaixas bidirecionais integradas ao trânsito, no trecho de intervenção no campus universitário. Como relatado pela equipe técnica da PAD, a infraestrutura cicloviária (ciclovia) segregada do trânsito foi o primeiro modelo considerado para a implantação do sistema cicloviário no campus Viçosa. No entanto, após várias analises, concluiu-se que este sistema geraria problemas para a solução das conexões entre os meios de transporte e conflitos com pedestres na região central do campus, onde há muitas entradas, saídas e cruzamentos.

Como afirma um dos responsáveis pelo projeto executivo, o arquiteto da Gerência de Projetos e Contratação de Obras (GPC/UFV) Giovani Correa Giacomini, o uso das ciclofaixas bidirecionais integradas ao trânsito soluciona “de forma muito mais harmoniosa as interações entre os diversos modos de transporte”. Dentre as vantagens da adoção do sistema de ciclofaixas na pista estão: menor largura da faixa ciclável, maior flexibilidade e menor custo de implantação e manutenção. Além disso, permite interação melhor com os outros modais de transporte (veículos individuais, transporte público e pedestres), garantindo mais segurança para o ciclista, que circulará como veículo e ficará mais visível, já que, se circulasse pela calçada o ciclista emergiria abruptamente nos cruzamentos e tornaria difícil a sua percepção pelos condutores dos outros veículos, principalmente quando trafegasse em sentido contrário ao do tráfego de veículos motorizados.

A opção pela adoção das ciclofaixas bidirecionais como modal principal não exclui ainda a possibilidade de criação de ciclovias segregadas, seja para uso com fins de lazer, seja como alternativa para conexão com sistemas cicloviários vizinhos, como a recém-anunciada proposta de ciclovia beira-linha da Prefeitura Municipal de Viçosa.

De acordo com a GPC, se todo o processo ocorrer dentro do esperado, a obra de implantação das ciclofaixas no campus Viçosa deve iniciar dentro de três meses, aproximadamente.