Todos os campi

CenTev/UFV lança chamada de apoio ao desenvolvimento de empresas juniores

09/07/2020

A  UFV, por meio do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), lançou nessa quinta-feira (9), a Chamada CenTev/UFV - 01/2020, que trata do Programa de Desenvovlimento das Empresas Juniores da Universidade Federal de Viçosa. A chamada é uma das ações vinculadas ao projeto do Termo de Execução Descentralizada (TED), de R$1 milhão, negociado entre a reitoria e a Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da ação é consolidar o crescimento e o desenvolvimento das empresas juniores da UFV, promovendo a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade acadêmica.

De acordo com a chamada, toda Empresa Júnior (EJ) reconhecida pela UFV poderá submeter projetos individualmente ou em conjunto. Eles deverão ser enviados pelo professor orientador e contar com o apoio do departamento ao qual a EJ está vinculada. As propostas individuais poderão solicitar até R$30 mil e as  propostas conjuntas até R$50 mil.

Na avaliação da vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, presidente do Conselho de Administração do CenTev, a conquista desse TED pela administração superior da Universidade é fruto do protagonismo da instituição no movimento de empresas juniores no Brasil e no mundo. Conforme o ranking divulgado pela Brasil Júnior, em 2019, a UFV figurava entre as 10 universidades mais empreendedoras do País. A vice-reitora ressalta ainda que “a execução dessa chamada e do Plano de Trabalho do TED permitirá a expansão das empresas juniores da Universidade e sua atuação como instrumentos de desenvolvimento sustentável, o que impacta toda a comunidade acadêmica”.

Para a diretora executiva do Centro Tecnológico, Adriana Faria, “um dos elementos centrais dessa chamada, conforme o planejamento estratégico do CenTev, é o desenvolvimento do Programa tecnoPARQ Júnior, que tem como missão disseminar a cultura do empreendedorismo inovador e formar novas lideranças por meio das empresas juniores, fomentando a criação e estruturação de novas EJs pelos estudantes da UFV, bem como de novas startups e spin-offs, que irão povoar o nosso Parque Tecnológico”.

A coordenadora da Central de Empresas Juniores da UFV (CEMP) - órgão vinculado ao CenTev -, Monique Eller, destaca que a UFV tem 42 empresas juniores: 30 localizadas no campus Viçosa, oito no campus Rio Paranaíba e quatro no campus Florestal, com o envolvimento de mais de 700 empresários juniores. Para Monique, “esse edital configura uma oportunidade única de consolidar as empresas juniores da UFV, por meio da qualificação dos membros, oferecendo novas formas de conexão com o tecnoPARQ, o mercado e a sociedade, bem como de colaboração entre as próprias EJs”.

O edital pode ser acessado no arquivo abaixo.