UFV aprova dois projetos no Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt

03/07/2020

A UFV teve dois projetos aprovados na última chamada do Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt, cujo resultado foi divulgado na última quinta-feira (2). Os pesquisadores selecionados são o professor Agustin Zsögön, do Departamento de Biologia Vegetal, e Amanda de Santana Lopes, que terminou recentemente seu pós-doutorado em Fisiologia Vegetal.

Conforme o site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa se dá “em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH), da Alemanha, com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento”.

O programa dispõe de duas modalidades: pós-doutorado, “para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos”, e pesquisador experiente, “para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de 12 anos”.

O professor Agustin Zsögön foi um dos nove selecionados na modalidade pesquisador experiente, com o projeto Genetic, physiological and metabolic aspects of vegetative gigantism in crop domestication. Ele, que é professor de Fisiologia Molecular de Plantas, irá trabalhar com o pesquisador Alisdair Fernie, do Instituto Max Planck de Fisiologia Molecular de Plantas. Já Amanda Lopes, uma das seis aprovadas na modalidade pós-doutorado, irá realizar seu projeto Plastid biotechnology: metabolic engineering and development of new tools for transgene expression control com o professor Ralph Bock, também do Instituto Max Planck.