Professores do DEM lançam livro sobre fundamentos da parasitologia e prática clínica

03/07/2020

Os professores Rodrigo Siqueira-Batista, Andréia Patrícia Gomes e Luiz Alberto Santana, todos do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) da UFV, dividem a edição do livro Parasitologia - Fundamentos e Prática Clínica, recentemente lançado pela Editora Gen. A obra também tem como editor o médico e professor Sávio Santos, do Centro Universitário Serra dos Órgãos.

Com 688 páginas, o livro se divide em seis partes - Fundamentos de parasitologia; Doenças causadas por protozoários; Doenças causadas por helmintos; Doenças causadas por ectoparasitos; Invertebrados implicados na transmissão de doenças parasitárias humanas, e Acidentes por animais peçonhentos e venenosos – e tem 100 capítulos, muitos dos quais assinados por docentes da UFV.

O professor João Carlos Pinto Dias, pesquisador Emérito da Fundação Oswaldo Cruz, que prefaciou a obra, considera que ela “chega em um momento oportuno para consolidar os conhecimentos já existentes no campo da Parasitologia e, igualmente, para nortear as futuras investigações nesta área do conhecimento”. Para ele, o “texto oferece informações relevantes e atuais sobre os aspectos etiológicos, imunológicos, patológicos, clínicos, laboratoriais, terapêuticos, nutricionais, ecológicos, epidemiológicos e profiláticos das doenças parasitárias, com destaque para aquelas que podem ser caracterizadas como importantes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo”.

Na apresentação do livro, o professor Jackson Victor de Araújo, do Departamento de Medicina Veterinária da UFV, o define como “abrangente e ricamente ilustrado,  organizado e escrito por uma nova geração de estudiosos da área de Enfermidades Parasitárias, competentes e preocupados não apenas com a fundamentação científica dos temas abordados – explicitada, por exemplo, no rigor da classificação taxonômica dos diferentes protozoários e helmintos discutidos no texto  –, mas, igualmente, com os aspectos de clareza e de fluidez da escrita, extremamente significativos para o alcance didático da obra”.