Todos os campus

Administração da UFV divulga relatório de atividades do primeiro ano de gestão

23/06/2020

O relatório pode ser conferido no arquivo anexo

A administração da UFV divulgou o Relatório de Gestão do seu primeiro ano à frente da instituição. Nele estão informações sobre ações e atividades das pró-reitorias e demais unidades administrativas dos três campi: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

O documento, de acordo com o reitor Demetrius David da Silva, reforça o compromisso de concretizar o que foi apresentado para a comunidade universitária e escolhido por meio de consulta pública para sucessão da reitoria em 2018. “Visa demonstrar que o Programa de Gestão é um documento ‘vivo’ e que estamos agindo para dar efetividade às propostas nele contidas”, ressalta. A elaboração e divulgação de relatórios anuais, segundo Demetrius, também respeita o princípio da transparência, o qual salienta como uma responsabilidade inerente à administração da Universidade.

O Relatório de Gestão contempla informações desde a posse do reitor, da vice-reitora Rejane Nascentes e demais integrantes da administração da Universidade, em 2019. Entre os desafios enfrentados neste período estão tanto os macroeconômicos, como os impostos pelas limitações orçamentárias, incluindo a redução de recursos financeiros, quanto alguns mais pontuais. Neste último caso, pode ser citada a tempestade que afetou severamente o campus de Viçosa no dia 25 de outubro de 2019, causando muitos prejuízos. A pandemia do novo coronavírus também provocou profundas alterações nas rotinas acadêmica e administrativa e “levou tomadas de decisões e ações em direções antes dificilmente imaginadas”, conforme Demetrius.

De uma maneira geral, o reitor afirma que o relatório indica avanços dos pontos de vista quantitativo e qualitativo, evidenciando o aperfeiçoamento dos padrões de excelência da instituição. Tanto que a UFV recebeu reconhecimentos, como a obtenção da nota máxima no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação. Contudo, Demetrius lembra que ainda há muito trabalho a ser realizado, com importantes projetos em andamento e ideias sendo gestadas. “As conquistas alcançadas e as dificuldades superadas, resultantes do comprometimento de seus docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes, fortaleceram os elos de participação e gestão democrática na defesa de uma Universidade cada vez mais inovadora e atenta às exigências do tempo presente”.

O relatório pode ser conferido no arquivo anexo.