Todos os campi

UFV está entre as melhores universidades do mundo e é a segunda em Minas Gerais

16/06/2020

A UFV está entre as duas mil melhores universidades do mundo, de acordo com o Center for World University Rankings (CWUR). Foram avaliadas cerca de 20 mil instituições e, entre elas, a Universidade está na 921ª posição. Considerando as 57 instituições brasileiras classificadas, a UFV ocupa o 17º lugar no país e é a segunda melhor em Minas Gerais.

As informações, referentes ao período 2020-2021, são baseadas em indicadores da qualidade da educação e do corpo docente, do desempenho da pesquisa e da empregabilidade dos ex-alunos – sem depender do envio de dados pelas universidades. A partir deles, a UFV recebeu a pontuação geral de 70,8.

Em Minas Gerais, a primeira colocada é a Universidade Federal de Minas Gerais, seguida da UFV e das federais de Juiz de Fora, São João del-Rei, Uberlândia, Lavras, Ouro Preto e do Triângulo Mineiro. No Brasil, a principal posição é da Universidade de São Paulo (USP) e, no mundo, da Harvard, dos Estados Unidos.

O reitor Demetrius David da Silva destaca que os rankings, apesar de envolverem discussões e questionamentos de caráter metodológico, podem auxiliar na gestão da Universidade. “Devemos aproveitar as indicações e os resultados como elementos que podem ser utilizados nos processos de tomada de decisão. É sempre importante ver a UFV em posição de destaque nos cenários nacional e internacional. Mas, é claro, o sentimento é que podemos avançar muito mais”.

CWRU

O Center for World University Rankings é uma organização dos Emirados Árabes que realiza serviços de consultoria para governos e universidades, com o objetivo de melhorar resultados educacionais e de pesquisa. Desde 2012, o CWUR publica seu ranking. A iniciativa foi iniciada classificando as cem melhores universidades do mundo e, em 2019, foi ampliada para duas mil instituições.

Divulgação Institucional – campus Viçosa