Todos os campi

Pró-Reitoria de Ensino lança Programa UFV em Formação com curso para ensino remoto

16/06/2020

Com o objetivo de promover a educação continuada dos professores, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) lançou o Programa UFV em Formação. A iniciativa, que pretende contribuir para a qualificação pedagógica e a melhoria da qualidade do ensino, já está com inscrições abertas para o seu primeiro curso, destinado à capacitação dos professores da Universidade para ensino remoto. Ele será oferecido totalmente on-line pelo sistema PVAnet, entre os dias 6 e 17 de julho, e docentes do ensino médio e da graduação dos três campi podem se inscrever por este link, até dia 28 de junho.

UFV em Formação foi criado a partir do trabalho desenvolvido por uma comissão responsável por propor uma programa institucional de educação continuada para os professores da Universidade. Como primeira ação, ainda em 2019 foi realizado o I Fórum das Licenciaturas da UFV, que se configurou posteriormente como um fórum permanente.

Diante do atual cenário, em que ações de educação remota mediadas por tecnologias digitais da informação e comunicação têm sido muito requeridas, a PRE decidiu lançar o Programa com um curso que contribua com a formação dos docentes para o ensino remoto. A capacitação foi desenvolvida a partir de uma parceria com a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Ela tem como base as experiências bem-sucedidas nas salas de ajuda criadas pelas Cead e a DTI, com o objetivo de auxiliar os professores na preparação das videoaulas durante o Período Especial de Outono (PEO), além dos debates nos webinários, do canal UFV WEB, sobre Educação Superior Pública mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Serão oferecidas 200 vagas, sendo divididas em duas turmas de 100 professores, com 40h de carga horária total. A expectativa é que o Programa agregue todas as ações de formação continuada de professores da UFV e contribua para o desenvolvimento de possíveis atividades de ensino remoto.