Todos os campi

Arquivo Central e Histórico da UFV completa 35 anos

09/06/2020

Integram o ACH professores, técnicos, estudantes e voluntários

O Arquivo Central e Histórico (ACH) da UFV está completando os 35 anos da sua criação, que aconteceu por meio da Portaria nº 535, no dia 10 de junho de 1985. Na época, o setor era chamado apenas de Arquivo Central, mas já desenvolvia ações de manutenção da memória da Universidade. Atualmente, o ACH comemora principalmente a difusão de parte do seu acervo documental em ambiente virtual.

De acordo com o arquivista Eduardo Luiz dos Santos, a Portaria nº 535 designou o professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos José Marcondes Borges como responsável pelo Arquivo Central. O professor realizou o “recolhimento, identificação e organização” inicial do acervo da Universidade com a colaboração de servidores voluntários e remanejados de outros setores. “O importante trabalho realizado pelo professor Marcondes e sua equipe atribuiu, ao Arquivo, uma conformação mais voltada para um arquivo histórico. No entanto, ao longo do tempo, faltou comprometimento e sistematização para dar continuidade ao trabalho iniciado na década de 1980”, Eduardo destaca.

A partir de 2009, a instituição ganhou o reforço de arquivistas e iniciativas, como projetos de extensão e cultura, para dar continuidade às ações de organização e difusão do acervo.

Atualmente localizado na casa nº 10 da Vila Giannetti, no campus Viçosa, o ACH recebe apoio de professores, técnicos, estagiários e voluntários e orgulha-se das conquistas obtidas nos últimos anos. Entre elas está a disponibilização de parte da documentação de gênero iconográfico e textual referente à Esav, Uremg e UFV – os três períodos constitutivos da Universidade – em ambiente virtual. Segundo Eduardo, cerca de 12 mil itens descritos e sete mil itens digitalizados podem ser acessados por meio das seguintes ferramentas de pesquisa:

Mais informações sobre o ACH podem ser obtidas no site www.arquivohistorico.ufv.br e na página do setor no Facebook. Um pouco mais sobre as atividades do Arquivo pode ser conferido no vídeo abaixo, produzido pela Diretoria de Comunicação Institucional em 2018.

Divulgação Institucional – campus Viçosa