Empresas do Tecnoparq oferecem serviços para enfrentamento da pandemia

21/05/2020

O Parque Tecnológico de Viçosa (Tecnoparq), do Centev/UFV, conta com empresas incubadas que têm desenvolvido ações para mitigar os impactos negativos diretos e indiretos causados pela pandemia da Codiv-19. Atualmente, três empresas de base tecnológica oferecem serviços para áreas diversificadas no enfrentamento da pandemia, são elas: MedYes, Seduca e Recombine Biotech.

MedYes é especializada no desenvolvimento de soluções baseadas em big data e inteligência artificial aplicadas à saúde humana. Ela oferece ao mercado sistemas inteligentes capazes dar apoio ativo em tempo real a seus usuários. No contexto da Covid-19, há uma versão de sistema que funciona para pacientes como um assistente de saúde virtual, que organiza o histórico médico, permite o monitoramento de doenças crônicas, auxilia no uso de medicações e possibilita o compartilhamento de informações com o profissional de saúde e familiares. Já a versão para empresas, organiza os dados de pacientes, informações de funcionários, controle de estoque e financeiro, além de outras funcionalidades de forma prática e segura.

A Seduca oferece um Sistema de Gestão Escolar que permite às instituições de ensino ter o controle das áreas acadêmica e pedagógica, além de facilitar a comunicação entre a escola, professores, pais e alunos. Diante da Covid-19, o Seduca pode ser utilizado para reduzir o tempo de execução das tarefas das escolas, com integração. Os professores podem acessar o sistema para efetuar o lançamento de notas, diário de classe, enviar trabalhos e tarefas para os alunos, editar o conteúdo lecionado nas aulas e enviar materiais extras diretamente para os alunos. Já os estudantes têm acesso à agenda escolar completa, com conteúdos das últimas aulas, datas de provas, trabalhos e avisos.

A Recombine Biotech, por sua vez, é uma empresa de biotecnologia que atua na produção de proteínas recombinantes. Seu foco de atuação está na produção de antígenos para diagnóstico e vacinas. Seu primeiro produto é o diagnóstico de Leishmaniose visceral canina. Atualmente, a empresa tem atuado no desenvolvimento do diagnóstico da Covid-19 por meio do teste ELISA, do inglês Enzyme-Linked Immunosorbent Assay.

Divulgação Institucional – campus Viçosa