Institucional
Campus Viçosa
21/05/2020
O Parque Tecnológico de Viçosa (Tecnoparq), do Centev/UFV, conta com empresas incubadas que têm desenvolvido ações para mitigar os impactos negativos diretos e indiretos causados pela pandemia da Codiv-19. Atualmente, três empresas de base tecnológica oferecem serviços para áreas diversificadas no enfrentamento da pandemia, são elas: MedYes, Seduca e Recombine Biotech.
A MedYes é especializada no desenvolvimento de soluções baseadas em big data e inteligência artificial aplicadas à saúde humana. Ela oferece ao mercado sistemas inteligentes capazes dar apoio ativo em tempo real a seus usuários. No contexto da Covid-19, há uma versão de sistema que funciona para pacientes como um assistente de saúde virtual, que organiza o histórico médico, permite o monitoramento de doenças crônicas, auxilia no uso de medicações e possibilita o compartilhamento de informações com o profissional de saúde e familiares. Já a versão para empresas, organiza os dados de pacientes, informações de funcionários, controle de estoque e financeiro, além de outras funcionalidades de forma prática e segura.
A Seduca oferece um Sistema de Gestão Escolar que permite às instituições de ensino ter o controle das áreas acadêmica e pedagógica, além de facilitar a comunicação entre a escola, professores, pais e alunos. Diante da Covid-19, o Seduca pode ser utilizado para reduzir o tempo de execução das tarefas das escolas, com integração. Os professores podem acessar o sistema para efetuar o lançamento de notas, diário de classe, enviar trabalhos e tarefas para os alunos, editar o conteúdo lecionado nas aulas e enviar materiais extras diretamente para os alunos. Já os estudantes têm acesso à agenda escolar completa, com conteúdos das últimas aulas, datas de provas, trabalhos e avisos.
A Recombine Biotech, por sua vez, é uma empresa de biotecnologia que atua na produção de proteínas recombinantes. Seu foco de atuação está na produção de antígenos para diagnóstico e vacinas. Seu primeiro produto é o diagnóstico de Leishmaniose visceral canina. Atualmente, a empresa tem atuado no desenvolvimento do diagnóstico da Covid-19 por meio do teste ELISA, do inglês Enzyme-Linked Immunosorbent Assay.
Divulgação Institucional – campus Viçosa
Institucional
Pesquisadores da UFV participam de capítulo de livro publicado pela Royal Society of Chemistry
17/09/2025
Institucional
Divulgado edital de seleção de bolsistas de graduação para Projetos de Pesquisa em Ensino
16/09/2025
Institucional
Lançamento da carga horária de setembro da BAAP termina nesta quinta-feira
16/09/2025
Institucional
26 de setembro é o último dia de inscrições para o Pases
16/09/2025
Pesquisadores da UFV participam de capítulo de livro publicado pela Royal Society of Chemistry
17/09/2025
Divulgado edital de seleção de bolsistas de graduação para Projetos de Pesquisa em Ensino
16/09/2025
Lançamento da carga horária de setembro da BAAP termina nesta quinta-feira
16/09/2025
26 de setembro é o último dia de inscrições para o Pases
16/09/2025
Aberta submissão de projetos para Edital Funarbex 2025
15/09/2025