Institucional

Campus Rio Paranaiba

Convênio entre UFV e MPT de Patos de Minas viabiliza ações contra a Covid-19 em 28 municípios mineiros

20/05/2020

Um convênio firmado entre a UFV, campus Rio Paranaíba, e o Ministério Público do Trabalho (MPT), em Patos de Minas, viabilizará a aplicação de 600 testes para identificação da Covid-19 e a distribuição de 6.500 protetores faciais, 8 mil frascos de 500 ml de álcool gel e 3.200 máscaras para as Secretarias Municipais de Saúde e Centros de Referência de Assistência Social de 28 municípios mineiros, localizados nas regiões do Noroeste de Minas, Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.

Ao todo, serão investidos no projeto R$ 161.816,80. Essa verba é proveniente de três Termos de Ajuste de Conduta firmados entre o MPT e empresas investigadas por descumprimento da legislação do trabalho em Patos de Minas e Paracatu. Os valores serão depositados diretamente pelas empresas na conta da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), que ficará responsável pela gestão da verba.

O diretor-geral do Campus Paranaíba da UFV, Renato Ruas, avalia que “sem dúvidas, essa parceria vai contribuir muito para reduzir a disseminação do vírus e salvar vidas". Também será “muito importante para assegurar que as ações que o CRP-UFV vêm desenvolvendo, junto à sociedade, possam ter continuidade”.

De acordo com o procurador do MPT Thiago Castro, responsável pela destinação, a realização dos exames e a distribuição do material serão feitas semanalmente, ao longo do mês de junho, “em divisão equitativa, tendo como critérios objetivos para o rateio de protetores faciais a quantidade de profissionais da área da saúde em cada um dos municípios, e, para o rateio de álcool e máscaras, o número de habitantes."

O álcool, que vai passar por um processo de transformação na UFV para alcançar a concentração de 70%, será doado por uma Usina da Região e as máscaras serão confeccionadas por costureiras da região, devidamente remuneradas. "Com a parceria, também estamos conseguindo conjugar responsabilidade social de empresas e promoção de trabalho e renda, o que é um importante resultado de articulação social para o enfrentamento da crise", elogia Thiago Castro.

O acordo prevê ainda que parte da verba seja destinada à UFV, como contrapartida, para a aquisição de duas impressoras 3D, um computador, além de custeio de reforma, no valor de R$ 15 mil, para adequação do espaço físico que receberá os equipamentos. "Todos os itens adquiridos serão utilizados de imediato nas diversas frentes de trabalho que o CRP-UFV está desenvolvendo, visando aumentar a produção dos itens propostos, de modo que os benefícios possam chegar o mais rápido possível a todos aqueles que estão necessitando de ajuda”, destaca Renato Ruas. Os itens permanentes, como por exemplo, equipamentos em geral, serão incorporados ao patrimônio da UFV no campus de Rio Paranaíba e continuarão a serviço de toda sociedade, já que “serão utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão que a Universidade desenvolve gratuitamente na formação dos diversos profissionais, que logo estarão no mercado de trabalho, construindo uma sociedade melhor para todos", afirma o diretor-geral do CRP-UFV.

Os municípios beneficiados por este acordo são: Abadia dos Dourados, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Campo Altos, Cruzeiro da Fortaleza, Dom Bosco, Douradoquara, Formoso, Guarda-Mor, Ibiá, Irai de Minas, João Pinheiro, Lagoa Grande, Monte Carmelo, Natalândia, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Riachinho, Santa Juliana, Santa Rosa da Serra, Tapira, Uruana de Minas, Urucuia e Vazante.

Divulgação Institucional, com informações do MPT