Todos os campi

CEPE autoriza oferecimento remoto de disciplinas em Período Especial de Outono

14/05/2020

Em reunião ocorrida nessa quarta-feira (13), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFV autorizou o oferecimento remoto de disciplinas no ensino técnico, na graduação e na pós-graduação, por meio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. No contexto da pandemia de Covid-19, o oferecimento dessas disciplinas se dará dentro do que o CEPE definiu como Período Especial de Outono (PEO), que terá duração de 45 dias.

De acordo com a Resolução nº 03/2020 do Conselho, a adesão ao PEO será voluntária tanto por parte dos professores quanto dos estudantes. Caberá ao docente definir, diante dos recursos tecnológicos de que dispõe, se o seu componente curricular poderá ser ministrado excepcionalmente em formato adaptado.

Vale ressaltar que não se trata de retomada do semestre letivo regular. As aulas do primeiro semestre de 2020 continuam suspensas, conforme o Ato 17/2020, homologado pelo CEPE. O objetivo do PEO é a manutenção das atividades, ainda que de forma remota, entre estudantes e docentes que assim desejarem e, além disso, possibilitar que a comunidade acadêmica se aproprie de outras práticas pedagógicas.

Poderão ser oferecidas disciplinas já existentes e, eventualmente, optativas recém-criadas. Cada turma terá, no máximo, 30 vagas, com exceção das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia, Seminários, Atividades Complementares e Estágios. O estudante poderá matricular-se em, no máximo, duas disciplinas.

Todos os detalhes estão na resolução disponível no arquivo anexo e no site da Secretaria de Órgãos Colegiados. Abaixo, o cronograma previsto para o Período Especial de Outono.

• Até 18 de maio: Manifestação do docente de interesse em oferecer disciplinas no PEO, via formulário a ser fornecido pela Pró-Reitoria de Ensino, ao chefe do Departamento/Instituto.
  • De 20 a 27 de maio: Participação na capacitação a ser oferecida pela Cead.
  • Até 28 de maio: Envio à chefia do Departamento/Instituto do plano de ensino, incluindo conteúdos, metodologias e avaliações.
  • Até 1º de junho, às 12h: Encaminhamento pelos colegiados dos departamentos/institutos da lista de disciplinas aos centros de ciências/diretorias de ensino.
  • Até 4 de junho, às 12h: Definição das disciplinas a serem oferecidas no PEO pelas câmaras de Ensino e envio aos registros escolares dos três campi.
  • 4 de junho (a partir das 18h): Divulgação da lista definitiva de disciplinas/turmas, horários e planos de ensino pelos registros escolares dos três campi.
  • De 5 de junho (a partir das 9h) até 7 de junho: Adesão voluntária (matrícula) dos estudantes em disciplinas de seu interesse.
  • 8 de junho: Início das aulas
  • De 8 a 12 de junho: Acerto de matricula