Departamento de Medicina e Enfermagem inicia serviço de Telessaúde Covid em parceria com Prefeitura de Viçosa

20/04/2020

Começarão, nesta quarta-feira (22), os atendimentos do serviço Telessaúde Covid, uma parceria estabelecida entre o Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) e a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa. A iniciativa tem como objetivos qualificar o teleatendimento a pessoas com sintomas da Covid-19, oferecido pela Central da Saúde do Município, e auxiliar no melhor enfrentamento da pandemia na cidade.

O teleatendimento em Viçosa vem sendo realizado, até então, por profissionais de diferentes categorias profissionais, incluindo médicos, farmacêuticos, dentre outros. Segundo a chefe do DEM, professora Cristiane Chaves de Souza, a triagem telefônica ganhará ainda mais sucesso e resolutividade com mais atendentes médicos e enfermeiros, com linhas específicas para o serviço e em local propício. Para ela, o teleatendimento “é um potente instrumento de manejo clínico dos pacientes com suspeita de Covid-19, pois pode evitar o deslocamento das pessoas de casa até uma unidade de saúde, caso não tenha indicação para tal, diminuindo assim a possibilidade de circulação do vírus”.

Diante disso, foi firmado entre a UFV e a Prefeitura Municipal de Viçosa o serviço denominado de Telessaúde Covid. A parceria já conta com as seguintes ações para  qualificação do teleatendimento: disponibilização no DEM de três ramais de secretarias, em salas separadas, para que em cada uma fique no máximo duas pessoas, mantendo distância de segurança entre elas; oferecimento de 16 bolsas a estudantes dos dois últimos anos de medicina (oito) e do último ano de enfermagem (oito), que já foram selecionados e contratados via prefeitura; reestruturação junto à rede dos fluxos de teleatendimento para melhor estruturar a tomada de decisão dos atendentes, bem como dos fluxos de notificação e encaminhamento de pacientes; e capacitação dos estudantes bolsistas sobre identificação e manejo clínico de Síndrome Gripal.

As professoras da UFV Brunnella Alcântara, do curso de Medicina, e Mara Prado, do curso de Enfermagem, responsáveis pela gestão do Telessaúde Covid no DEM, destacam também como ações desenvolvidas até o momento: adaptação do fluxograma de atendimento preconizado pelo Ministério da Saúde para a realidade local; capacitação e treinamento de toda a equipe para alinhamento das ações; e articulação com a rede de saúde local em todos os níveis de atividades. Como afirma Brunnella, essa “integração de ações colaborativas da UFV com o sistema de saúde será relevante no combate à Covid-19”.

Os atendimentos acontecerão pelos telefones 3612-5500, 3612-5502 e 3612-5507, de domingo a domingo, das 7h às 19h. Durante todo o período, os estudantes e demais profissionais envolvidos serão supervisionados por um médico e um enfermeiro, para esclarecimento de dúvidas sobre a tomada de decisões, registros de notificação e outras ações.

Divulgação Institucional – campus Viçosa