Extensão

Campus Viçosa

Projeto da Educação Física oferece programa de exercícios para pessoas idosas e de meia-idade

07/04/2020

.

O projeto de extensão Saúde e Vida, em parceira com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Envelhecimento (Gepafe), ambos coordenados pelo professor Miguel Araujo Carneiro Júnior, do Departamento de Educação Física (DES) da UFV, está orientando, a distância, seus participantes idosos e de meia-idade sobre a prática de exercícios físicos.

Normalmente, o projeto oferece exercícios presenciais a cerca de 100 pessoas em três sessões semanais no DES. Entretanto, com a necessidade do distanciamento físico devido à pandemia do novo coronavírus, os participantes estão sendo orientados a manter uma rotina básica de exercícios, que são planejados e explicados em vídeos enviados por canais, como o WhatsApp. Os cuidados e as dúvidas são tratados de acordo com a necessidade de cada participante. 

O professor Miguel ressalta que o grupo que integra o projeto já tem um nível de atividade física compatível com os exercícios recomendados, e são acompanhados virtualmente pelos estagiários do Saúde e Vida. Sob a coordenação do professor, os estagiários também realizam ligações e enviam mensagens aos participantes, informando sobre estratégias de prevenção e cuidados relacionados ao novo coronavírus. Além de propiciar um momento de interação, as ligações também colaboram com o bem-estar mental dos envolvidos.

O coordenador do Saúde e Vida recomenda que as pessoas, em geral, evitem períodos prolongados em posição sentada ou deitada e mantenham-se ativas, pelo menos com as atividades da vida diária dentro de casa. E lembra: “a realização de exercícios físicos específicos por iniciantes, com uma determinada técnica e/ou carga, principalmente a distância, deve acontecer sob a orientação de um profissional de Educação Física”.

 

Divulgação Institucional – campus Viçosa