Todos os campi

UFV irá doar três mil litros de álcool para contenção do coronavírus em Viçosa

01/04/2020

O trabalho será feito no Laboratório de Bebidas Fermentadas e Destiladas do DEQ

Nos próximos 15 dias, a UFV deverá produzir cerca de três mil litros de álcool líquido 70% m/m para ser usado por pessoas que estão trabalhando nos serviços essenciais da Universidade e para ser doado aos hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Lar dos Velhinhos e outras instituições que precisem do produto para prevenção da Covid-19. Desde a chegada do vírus no Brasil, a Universidade já conseguiu produzir cerca de 140 litros de álcool graças ao apoio de diversos departamentos e responsáveis por laboratórios de pesquisas. Agora, a ação será intensificada com o apoio do Departamento de Química (DEQ).

Segundo o professor Alexandre Fontes Pereira, responsável por pesquisas na área de bebidas do DEQ, a princípio o laboratório irá diluir álcool 92%, de uso restrito a estabelecimentos relacionados à assistência à saúde, transformando-o em álcool 70%, a dosagem ideal para combater microrganismos como o coronavírus. Se for preciso e houver matéria prima, o laboratório ainda poderá produzir mais cinco mil litros do álcool para doação.

O professor explica que os laboratórios não têm estrutura de fábricas pois são destinados ao ensino e à pesquisa, mas poderão ser adaptados para funcionar em capacidade máxima e ajudar a comunidade neste momento de pandemia.

A diluição do álcool, nesta primeira fase, será feita por professores, técnicos de laboratórios e estudantes de pós-graduação do DEQ. “Nossa equipe aceitou este desafio com muita boa vontade em colaborar e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”, disse o professor Alexandre.

A iniciativa para produção de álcool em grande quantidade é da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e a matéria prima foi providenciada pela Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento. A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários será responsável pela distribuição interna e aos órgãos municipais que mais precisam do álcool durante a pandemia. A produção de álcool é mais um exemplo de ação conjunta e coordenada da UFV no enfrentamento da crise.