Institucional

Campus Rio Paranaiba

Campus Rio Paranaíba realiza coleta de resíduos de laboratórios

26/03/2020

.

Pela primeira vez, desde a sua inauguração, foi realizada a coleta de resíduos de laboratório no campus Rio Paranaíba (CRP). O trabalho começou no início de fevereiro de 2020, com a adequação dos resíduos, correta identificação e pesagem, deixando-os prontos para serem recolhidos. A coleta aconteceu no dia 17 de março e reuniu 1.211 toneladas de resíduos químicos.

A partir de agora, o contrato da UFV com a empresa responsável pela coleta será renovado e englobará também o campus Florestal, para que pelo menos semestralmente ocorra a coleta e não haja mais acúmulo de resíduos. A diretoria da UFV-CRP lembra que os chefes de laboratórios devem continuar gerenciando seus resíduos e deixando-os nas normas de coleta, evitando qualquer tipo de empecilho nas próximas ações. Para isso, o técnico de laboratório Vitor Manuel Libardi está disponível pelo e-mail vitor.libardi@ufv.br, com o objetivo de dar as devidas orientações sobre a correta segregação e armazenamento dos resíduos.

Vitor ressalta a importância de todos nesse trabalho. “O gerenciamento de resíduos não deve ser individual, mas sim englobar toda a comunidade universitária, pois a coleta é uma estratégia que necessariamente exige uma conscientização coletiva. Sem a participação de todos, o sucesso quanto à minimização ou eliminação da geração de resíduos não será obtido”, destaca.

Vale lembrar que a inexistência de legislação específica sobre resíduos de laboratório não dispensa as unidades geradoras de tomar atitudes consistentes em prol da preservação ambiental.

Divulgação Institucional