Institucional
Todos os campi
23/03/2020
A UFV colocou à disposição do Governo de Minas Gerais a estrutura de quatro laboratórios especializados em pesquisas com vírus para realização de testes para coronavírus. Se for autorizada pelas autoridades competentes, a Universidade poderá realizar em torno de 200 testes por dia, com a liberação dos resultados em até dois dias.
Até o momento, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) é a única instituição autorizada a realizar os testes em Minas Gerais, porém, a capacidade produtiva é insuficiente para dar conta do número crescente de casos suspeitos. Por isso, em conjunto com o Ministério da Saúde, a Fundação está elaborando critérios para que outros laboratórios possam realizar as análises em regime de excepcionalidade. “Nós já respondemos aos questionamentos e mostramos que a Universidade Federal de Viçosa tem condições técnicas adequadas para a realização dos testes, mas é preciso aguardar a autorização, afirma a professora Poliane Alfenas Zerbini, responsável pelo Laboratório de Vírus do Departamento de Microbiologia.
A UFV poderá realizar as análises das amostras de pacientes com suspeita de coronavírus nos seguintes locais: Laboratório de Vírus, sob coordenação da professora Poliane Alfenas Zerbini (DMB); Laboratório de Ecologia e Evolução de Vírus, coordenado pelo professor Francisco Murilo Zerbini(DFP), Laboratório de Imunobiológicos e Virologia Animal, coordenado pelo professor Abelardo Silva Júnior (DVT) e Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva, no campus Rio Paranaíba, coordenado pelos professores Rubens Pasa, Karine Kavalco e Pedro Ivo Good God.
Os pesquisadores esclarecem que a realização dos testes não implica em risco para a UFV uma vez que as coletas de materiais para exames são realizadas por médicos e outros profissionais de saúde nas unidades de atendimento. “Após a coleta, antes de ser transportada para o laboratório, a amostra a ser analisada recebe uma solução que destrói o envelope de lipídeo, inativando o vírus”, explica o professor Murilo Zerbini.
A UFV também já levantou os custos para a realização dos testes e aguarda as orientações da Funed para organizar as operações necessárias para compra de material e disponibilização de mão de obra.
Além dos testes para determinar se pacientes estão infectados, os laboratórios também têm estrutura para realizar o sequenciamento do genoma do coronavírus. “Este trabalho ajuda a elucidar questões relacionadas a dispersão e a evolução desse vírus que podem embasar decisões relacionadas a medidas de contenção da epidemia” , explica Poliane Zerbini.
Para o reitor Demetrius David da Silva, a Universidade está aberta a colaborar em tudo o que for possível para minimizar os danos causados pelo coronavírus. “Nossa estrutura de pesquisa está à disposição e nossos pesquisadores mostram uma enorme boa vontade em colaborar”, disse o reitor. Ele lembra ainda que os países que tem realizado os testes massivamente estão se mostrando mais eficientes nas estratégias de controle da epidemia.
Divulgação Institucional
Cultura
Cineclube Carcará promove Mostra Sertão Psicodélico
07/04/2025
Institucional
Aberto período de submissão de propostas de patrocínio para Meia Maratona UFV
07/04/2025
Institucional
Serviço de Escuta e Acolhimento é estendido a todos alunos atendidos pela Assistência Estudantil
07/04/2025
Falecimento
José Luiz Pereira Rezende (1945-2025)
07/04/2025
Aberto período de submissão de propostas de patrocínio para Meia Maratona UFV
07/04/2025
Serviço de Escuta e Acolhimento é estendido a todos alunos atendidos pela Assistência Estudantil
07/04/2025
Tomam posse os novos diretores do CCA e CCB
04/04/2025
Definida data de aplicação das provas do Pases em 2025
04/04/2025
Indicações para Medalha de Mérito em Extensão devem ser feitas até 30 de maio
03/04/2025