Falecimento

Todos os campi

Flávio Augusto D´Araújo Couto (1925-2020)

22/03/2020

Flávio Couto durante o recebimento da Medalha do Mérito do Ex-Aluno da UFV

A UFV recebeu com pesar, nesse domingo (22), a notícia do falecimento do professor aposentado Flávio Augusto D'Araújo Couto. Com uma trajetória marcante no ensino, na pesquisa e extensão, ele iniciou sua carreira no magistério em 1951, como instrutor, no Departamento de Horticultura, da então Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg). Participou, decisivamente, da criação dos Programas de Pós-Graduação, sendo orientador da primeira tese em Ciências Agrárias defendida no Brasil, em 1961.

Como chefe do Departamento de Fitotecnia, de 1961 a 1965, e primeiro diretor do Instituto de Fitotecnia, de 1965 a 1968, auxiliou na consolidação e participação da Universidade no desenvolvimento da pesquisa nacional na agricultura. Foi sócio-fundador e pioneiro da Sociedade de Olericultura do Brasil e da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes, sendo responsável por implantar e coordenar o primeiro projeto piloto de produção de sementes de hortaliças no país.

Após sua aposentadoria na UFV, em 1971, aceitou o convite da empresa de Sementes Agroceres S.A. para instalar sua subsidiária Sementes Horticeres S.A., na qual foi diretor técnico até 1977. Também esteve à frente do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças – Embrapa Hortaliças, de 1981 a 1985, e da Emater/DF, de 1985 a 1988.

Quando o então Departamento de Fitotecnia comemorou os 91 Anos do Curso de Agronomia, em 2017, Flávio Couto foi escolhido por unanimidade como homenageado. No mesmo ano recebeu da UFV a Medalha do Mérito do Ex-Aluno.

Por sua importância para a Universidade, Flávio Augusto D'Araújo Couto foi ainda o primeiro entrevistado do Memória Viva UFV e sua biografia está na página que reúne personagens pioneiros da instituição.

A UFV presta solidariedade a todos seus familiares e, em especial, ao seu filho Flávio Alencar Couto, também professor da Universidade.

Divulgação Institucional – campus Viçosa