Institucional

Todos os campi

Artigo de pesquisadores da UFV sobre fatores de conversões e fórmulas auxilia comunidade científica

17/03/2020

O artigo intitulado Conversionfactors and general equationsapplied in agricultural and Forest meteorology, da doutora pela UFV Mariana Gonçalves dos Reis e do professor Aristides Ribeiro, do Departamento de Engenharia Agrícola, apresenta fatores de conversão e detalhamento de mais de 230 equações utilizadas nas áreas das Ciências Agrárias e das Geociências. Publicado neste mês, na revista Agrometeoros, da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, o trabalho contribui com a padronização das unidades de medidas e normalização da apresentação das equações utilizadas mundialmente em Agrometeorologia e Micrometeorologia.

De acordo com Mariana Reis, a comunicação científica em meteorologia agrícola e florestal exige uma conversão correta de unidades e o uso adequado das equações. Em geral, a maioria das conversões e equações é encontrada separadamente em livros, artigos ou documentos específicos de instrumentos meteorológicos. Com isso, o artigo publicado é, “atualmente, a única publicação científica que reúne as equações referentes às variáveis ambientais medidas in situ por meio de estações meteorológicas”.

A autora relatou que sempre foi procurada por estudantes e profissionais para ajudar com essas conversões de unidades ou ainda na seleção de equações para monitoramento meteorológico. Diante disso, iniciou em 2017, quando era doutoranda da UFV, a criação do documento de conversões de unidades e equações disponibilizado na plataforma acadêmica ReserachGate para deixar registrado e com acesso gratuito a todos que precisassem. O grande interesse e demanda pela comunidade científica internacional, já que o documento teve quase cinco mil acessos, resultou na publicação do artigo, com o professor da UFV Aristides Ribeiro.

Divulgação Institucional – campus Viçosa