Serviços

Todos os campi

Agros suspende atendimento presencial e divulga orientações relacionadas ao coronavírus

16/03/2020

Diante das orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde referentes ao coronavírus, o Agros informa e recomenda que:

- A partir de 17 de março, o atendimento presencial estará suspenso na sede do Agros e nas unidades de atendimento de Belo Horizonte, Florestal e Rio Paranaíba, por tempo indeterminado. O atendimento telefônico está mantido, assim como o atendimento via e-mail (gre@agros.org.br). Essa ação visa evitar a aglomeração de pessoas, principalmente idosos e outros grupos de risco, enquanto aguardam o atendimento.

*Em Viçosa – (31) 3899-6550, das 7h às 19h e (31) 3899-6560, das 19h às 7h, aos finais de semana e feriados.

*Em Florestal: (31) 3536-2100, das 7h às 16h30min.

*Em Rio Paranaíba: (34) 3855-9403, nos horários normais de atendimento.

*Em Belo Horizonte: (31) 3227-5878, das 8h às 17h.

- Estão suspensos os atendimentos do Semente - Serviço Agros de Atenção à Saúde Mental e as atividades do Serviço Agros de Atenção aos Beneficiários Hipertensos e Diabéticos. Os participantes desses serviços serão informados quando as atividades forem retomadas.

- As viagens da Linha Saúde (Viçosa-BH) também estão suspensas. Os beneficiários com viagem agendada devem aguardar contato da Gerência de Relacionamento.

- Beneficiários que apresentarem sintomas iniciais do coronavírus – febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza - devem seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar os serviços de saúde para confirmação do diagnóstico. Quem apresentar sintomas severos – febre alta, falta de ar ou dificuldade para respirar - deve buscar o atendimento hospitalar. Em Viçosa, a orientação é que procurem o Hospital São João Batista ou a Divisão de Saúde da UFV.

- Se possível, os beneficiários devem adiar a realização de cirurgias eletivas (que não são de urgência ou emergência), seguindo a recomendação do Ministério da Saúde de liberar leitos hospitalares para o atendimento de eventuais casos mais graves relacionados ao coronavírus.

- Os beneficiários devem manter “distanciamento social”, dentro do possível, e evitar ir ao pronto-socorro ou unidades de saúde para avaliação de situações que não sejam de urgência ou emergência, assim como evitar ambientes com alta probabilidade de contágio da doença. Aqueles que podem ficar em casa devem fazê-lo, principalmente os idosos.

- O Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus-SUS, com esclarecimentos sobre os sintomas, como se prevenir e o que fazer em caso de suspeita e infecção, entre outras informações. Ele está disponível para download no Google Play e na App Store. Outras recomendações do Ministério da Saúde podem ser conferidas em coronavirus.saude.gov.br.

O Agros destaca ainda que essas medidas são provisórias, que está acompanhando os desdobramentos da situação no país e que manterá os beneficiários informados caso novas medidas sejam adotadas.

Divulgação Institucional – campus Viçosa