UFV recebe representantes de municípios mineiros para implementação da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

11/03/2020

Gestores e pesquisadores de 31 municípios mineiro participam das capacitações

Representantes de 31 municípios mineiros vieram à UFV, nesta quarta-feira (11), para participar do lançamento do projeto Acompanhamento e Apoio Técnico aos Municípios do Estado de Minas Gerais para a Implementação da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Asa-Ebapi). O evento, sediado no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFV (IPPDS), do campus Viçosa, teve como objetivos apresentar e discutir a execução do projeto com ênfase na metodologia de trabalho, além de capacitar os representantes locais para a implementação da Ebapi, com atividades práticas.

Para a presidente da comissão organizadora do evento e professora do Departamento de Administração, Simone Martins, é uma satisfação receber os gestores e pesquisadores dos municípios e contribuir para a sua capacitação em uma “construção conjunta”. Ela também destacou que é “emocionante contar com um auditório repleto de pessoas comprometidas em fazer a diferença, em buscar a longevidade com dignidade e proporcionar a melhoria da qualidade de vida da sociedade e da pessoa idosa.”

De acordo com o diretor do IPPDS, Marcelo José Braga, diante do envelhecimento populacional e do aumento da expectativa de vida é fundamental que o instituto da UFV englobe profissionais de diferentes áreas para encontrar melhores alternativas para o desafio de inserir o idoso na comunidade. Ainda segundo ele, com o lançamento desse projeto de acompanhamento, a Universidade cumpre o seu papel de forma diferenciada, junto com a comunidade, respeitando as condições de cada município.

O reitor Demetrius David da Silva, destacou que “a intenção é fazer o melhor trabalho possível para perpetuação dessa parceria tão importante” entre o  Ministério da Cidadania, a Coordenadoria Estadual de Políticas para Pessoa Idosa do Estado de Minas Gerais e os municípios envolvidos, conduzida pela UFV. Sobre a inserção dos idosos na comunidade, ele mencionou que preza por valorizar e reconhecer os servidores que trabalham há mais de 50 anos na Universidade e que, apesar de terem completado a idade para se aposentar, ainda podem contribuir de muitas formas. Demetrius agradeceu a toda equipe coordenadora do evento pela dedicação e disse que a UFV, a partir de iniciativas como essas, cumpre a sua missão social de buscar fazer mais pela região e os municípios que a acolhem há 93 anos.

Além de participarem da abertura do evento, o assessor do Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania, Leonardo Lanna Guillén, e o coordenador de Políticas para Pessoa Idosa de Minas Gerais, Rodrigo Marques da Costa, apresentaram e discutiram o panorama da Ebapi nos âmbitos nacional e estadual, respectivamente.

Leonardo Guillén enfatizou que “a experiência de estar pessoalmente com os representantes dos municípios na UFV é muito rica” e apresentou informações sobre a Ebapi. A estratégia começou em 2018, no Brasil, com o objetivo de tornar as cidades mais preparadas para o envelhecimento da população, já que, segundo estimativas do IBGE, em 2060, 1/3 da população brasileira será composta por idosos. Para essa preparação a iniciativa do governo federal divide-se em etapas, que vão desde a adesão do municípios, criação de conselhos, realização de diagnósticos, até a elaboração de planos municipais e de legislação que apoiem a execução de ações voltadas para um envelhecimento saudável da população local.

Já Rodrigo ressaltou que ainda "estamos embrionários" na criação e implementação de políticas públicas e que, diante do crescimento populacional das pessoas idosas, é preciso avançar cada vez mais e estimular o desenvolvimento de ações a médio e a longo prazo e que envolvam os atores ligados às prefeituras, ao estado e à União em favor dessa população, como propõe a Ebapi.

Sabrina Areias

Fotos: Daniel Sotto Maior

Da esq. à dir. Marcelo Braga, Leonardo Guillén, Demetrius da Silva, Rodrigo Marques e Simone Martins