Universidade sedia seminário internacional do Programa Forefront

09/03/2020

Dezenas de pesquisadores brasileiros, holandeses e de diversos países da América Latina estão participando, esta semana, do Seminário Internacional do Programa Forefront. O programa envolve a UFV, a Universidade Nacional Autônoma e o Colégio da Fronteira Sul, ambas do México, e a Universidade de Wageningen, na Holanda, em torno do tema agroflorestas. O Forefront é financiado pelo Interdisciplinary Research and Education Fund (INREF) da Universidade de Wageningen, desde 2015.

Durante toda a semana, pesquisadores e organizações internacionais que apoiam pesquisas com sistemas agroflorestais irão apresentar resultados de trabalhos e perspectivas dentro do tema Os benefícios da natureza nas fronteiras agroflorestais: conectando atores, estratégias, biodiversidade funcional e serviços dos ecossistemas. Na UFV, o Forefront envolve os Programas de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, de Agroecologia e de Extensão Rural e é coordenado pelos professores Irene Cardoso (DPS-UFV) e Felipe Simas (DPE-UFV).

Na abertura do evento, na tarde de segunda-feira (9), os participantes foram saudados por uma mística envolvendo movimentos sociais e culturais representados em música de dança do congado e de povos ancestrais que vivem em conexão com a natureza.

A UFV foi representada pela professora Carla Damiano, assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto e pelo Diretor de Relações Internacionais, Vladimir Iório, chefes de Departamentos e coordenadores de Programas de Pós-Gradaução. Também participaram da solenidade, representantes do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA), de sindicatos rurais dos municípios de Araponga, Divino e Espera Feliz e de deputados estaduais e federais ligados à agroecologia.

Para Tom Kuyper, coordenador do Forefront e professor da Universidade de Wageningen, na Holanda, o Programa atua principalmente no Brasil, México e Holanda para estudar e compreender a interação entre comunidades e meio ambiente em fronteiras entre florestas e terras agriculturáveis. Para ele, entender as dinâmicas dos diversos atores que atuam nestas fronteiras ajuda a reunir os conhecimentos científico e das comunidades para entender como as pessoas também auxiliam na prestação de serviços ecossistêmicos.

Também estão participando do evento, até sexta-feira, representantes da Interdisciplinary Research and Education Fund (INREF) e da organização holandesa Tropenbos International, que reúne ONGS empenhadas em contribuir para a melhoria da gestão e governança de florestas tropicais, além de pesquisadores da UFV que fazem parte do Programa e já apresentaram resultados de pesquisas realizadas em parcerias entre a UFV e a Universidade de Wageningen.

Confira as fotos do evento de abertura neste link

Fotos: Daniel Sotto Maior

Divulgação Institucional - campus Viçosa