Todos os campi

UFV reforça relações e iniciativa de dupla-titulação com a Washington State University

03/03/2020

Professores da UFV e da WSU com as bandeiras do Brasil e da instituição norte-americana

Uma delegação da UFV realizou, em fevereiro, uma missão nos Estados Unidos pelo Programa Institucional de Internacionalização viabilizado pelo Projeto Capes-PrInt, com foco em pesquisa e pós-graduação. Esta missão institucional sucede a da China, mas com objetivos distintos – resgatar, renovar e reforçar a parceria com a Washington State University (WSU), estabelecida inicialmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV através do professor Eduardo Mizubuti e o grupo vinculado à iniciativa One Health (i.e., Saúde Única) da UFV (www.onehealth.ufv.br), que envolve principalmente professores dos departamentos de Veterinária, Nutrição, Zootecnia e Microbiologia Agrícola.

A delegação da UFV foi constituída pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação à época do estabelecimento da cooperação, professor Eduardo Mizubuti, além dos professores Emily Reis, Aberlado Silva e Luís Augusto Nero, todos do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFV, e do atual Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, professor Raul Guedes. A composição buscou refletir os interesses prioritários inicialmente identificados e esforços já em progressão tendo como cicerones em Pullman o College ofVeterinary Medicine (professor Robert  Mealey, Interim Dean), Office of International Programs da WSU (professor Paul Whitney, Associate Vice President) e Office of Graduate Programs da WSU (professora Lisa Gloss, Dean of the Graduate School), através de articulação feita principalmente pelos professores Douglas Call, da WSU, Luís Augusto Nero, da UFV. Os Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e em Fitopatologia da WSU também se fizeram presentes e participantes ativos demonstrando claro interesse no esforço. Ações de políticas públicas em regiões vulneráveis, também estão previstas e mostram apelo na integração e expansão dos esforços entre as duas instituições.

A renovação do acordo geral entre a UFV e WSU foi assinada pelos respectivos dirigentes durante a visita e foram definidas ações para aumentar a interação e implementar a dupla-titulação, modalidade de pós-graduação em que os alunos recebem o título de doutor pela UFV e pela WSU. A expectativa é alta em ambas as instituições, assim como as oportunidades delineadas cujo potencial se expande além dos programas inicialmente envolvidos. Seminários futuros sobre a missão e perspectivas serão realizados na UFV, para fins de divulgação e otimização de iniciativas.

Divulgação Institucional - campus Viçosa