Institucional

Todos os campi

Campi da UFV dão boas-vindas aos seus calouros

02/03/2020

Atividades recreativas fazem parte da programação

O número de calouros da UFV ainda não é definitivo, já que faltam algumas chamadas do Sisu e pequenos ajustes comuns nesta época do ano. Mas os dados da Pró-Reitoria de Ensino indicam que, neste 2 de março de 2020, primeiro dia de aula da graduação, chegaram aos três campi da UFV 3.389 novos estudantes. Para todos, a Universidade preparou uma programação especial.

Para os 2.461 calouros do campus Viçosa, as atividades começaram no domingo (1º), durante a confirmação de matrícula. Na segunda cedo, estavam programados um café da manhã nas Quatro Pilastras e uma caminhada pela reta do campus, com a participação do reitor Demetrius David da Silva e da vice-reitora Rejane Nascentes, mas a chuva acabou modificando os planos. O café foi transferido para o Espaço Multiuso, sem perder, contudo, o seu propósito: acolher quem estava chegando à UFV.

Para isso, uma mesa com cerca de 10 metros foi cuidadosamente preparada com frutas e biscoitos. Ao lado uma barraquinha oferecia provas do doce de leite Viçosa, 10 vezes premiado como o melhor do país. Em torno da mesa, estavam calouros e calouras, como Ellen Batista e Caroline Cardoso, amigas de Eunápolis (BA) que escolheram a UFV-Viçosa para cursar, respectivamente, Matemática e Agronomia. Ellen contou que, desde 2017, tinha o desejo de estudar Matemática na UFV. Esse desejo aumentou depois das pesquisas que fez na internet sobre Viçosa e a Universidade. Sobre o café da manhã, ambas ficaram surpresas com o acolhimento e a integração, pontos positivos para a expectativa que têm com relação à UFV.

O calouro do curso de Medicina Rafael Lopes também participou do café. Acompanhado do pai Ruy Tadeu Marcelino Alves, ele veio de Piumhi, cidade do sudoeste de Minas Gerais. Escolheu a UFV pela reconhecida qualidade do curso, lembrando que ele foi o único do país a receber Conceito Preliminar de Curso (CPC) máximo (5) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. Aos 18 anos, ele segue o caminho dos outros dois irmãos mais velhos e do pai, que saíram cedo de casa em busca de seus sonhos.

Aos que chegaram a Viçosa quase que ao mesmo tempo e com as mesmas expectativas, o reitor e a vice-reitora deram as boas-vindas. Ambos, ex-alunos da UFV, exaltaram a qualidade da Universidade, seus diferenciais e falaram sobre o prazer de receber os agora novos estudantes da instituição. Eles também comentaram sobre as oportunidades que a UFV oferece por meio de seus projetos, que vão do ensino à cultura. O professor Demetrius apresentou parte da equipe responsável pela programação de acolhimento e um pouco dos números, história e índices de reconhecimento da qualidade da instituição.

As atividades de acolhimento se estenderam ao longo do dia e terminaram com a Aula Magna Ciência e Educação Superior: Desafios e Perspectivas, que lotou o Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. À frente dela estiveram Ildeu de Castro Moreira, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e João Carlos Salles Pires da Silva, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A programação irá até quarta-feira (3). Confira as imagens de algumas das atividades e de seus participantes neste álbum.

UFV-Florestal

Na UFV-Florestal, os 394 calouros confirmaram suas matrículas no Prédio Principal nesta segunda-feira (2), quando também receberam as boas-vindas do diretor-geral Marco Antônio de Oliveira, dos demais diretores, coordenadores de cursos e técnicos do campus. Durante o encontro, que aconteceu no Restaurante Universitário, foram repassadas informações acadêmicas e distribuídas canecas e carteirinhas estudantis. À tarde e à noite, houve ainda rodas de conversa com as coordenadores e professores dos cursos.

Dentre os que chegaram estava Ana Luiza Lopes dos Santos, de 17 anos, que saiu de Itabira (MG) para estudar Agronomia na UFV-Florestal. Cursar a graduação era um sonho, segundo contou, e, ao procurar por uma instituição de ensino superior em Minas Gerais, encontrou a UFV como a melhor opção. Mesmo nervosa com todas as novidades, a caloura afirmou que já está se sentindo acolhida pelo campus e preparada para iniciar os estudos: “acho que não será fácil, mas vou me esforçar e conseguir”.

Dos filhos do Alessandro da Silva Santos, Ana Luiza é a única mulher e a primeira a cursar o ensino superior. O pai não escondeu sua preocupação com a rotina da filha longe de casa, mas como é responsável e estudiosa, acredita que não terá problemas com aulas, trabalhos e provas. “Eu não completei meus estudos. Tenho uma boa profissão, mas quero que ela estude mais, vá longe”.

Leonardo Ribeiro do Nascimento será colega de turma de Ana Luiza e também sabe que encontrará desafios. “Acho que vai ser difícil no início, até porque estou morando sozinho pela primeira vez. Preciso me acostumar”. Contudo, com o tempo, a expectativa do barbacenense de 23 anos, é de que tudo “será tranquilo”.

Alguns registros das atividades podem ser conferidos neste álbum. A programação de acolhimento do campus Florestal continua nesta terça e quarta-feira, com palestras sobre assistência estudantil e a rotina no campus e apresentações e atividades culturais e de lazer. Confira a programação.

UFV-Rio Paranaíba

No domingo (1º), mais de 500 calouros da UFV-Rio Paranaíba foram recebidos para a confirmação de matrícula e elaboração das carteirinhas estudantis. Para esse momento, muitos estavam acompanhados de seus familiares. A caloura Laura Michelon, de 17 anos, veio com o pai de Campinas (SP) para confirmar sua matrícula em Engenharia de Produção. A opção por Rio Paranaíba e o campus da UFV veio depois de uma pesquisa que realizou. Ela se disse muito animada para as novas experiências em uma cidade muito diferente da sua.

Carlos Roberto Rodrigues, de 58 anos, da cidade de Matutina (MG) - vizinha a Rio Paranaíba -, chegou feliz e emocionado ao campus, acompanhado da filha Maria Beatriz e da esposa Marlúcia. Ele contou que concluiu o segundo grau aos 41 anos. Porém, não teve condições de seguir com os estudos. Agora, após muitos anos de trabalho e da família constituída, realizou a prova do Enem, e terá oportunidade de cursar Sistemas de Informação.

O calouro de Administração Danilo Mota, de 17 anos, de Brasília (DF), pretende, futuramente, auxiliar o pai Luiz Oliveira na administração da pousada que a família tem na Chapada dos Veadeiros (GO). Também com 17 anos, as gêmeas Maria Luzia e Maria Laura Oliveira Carneiro, de Carmo do Paranaíba (MG), confirmaram a matrícula nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, respectivamente.

O acolhimento aconteceu nesta segunda-feira (2), quando foram recebidos pela coordenação de cada curso e pela Divisão de Assuntos Comunitários, que esclareceu sobre as modalidades de auxílios e bolsas. Para marcar a chegada dos calouros de 2020, será plantado um Ipê Roxo no arboreto do campus nesta terça-feira (3). A concentração dos novos estudantes, coordenadores de curso e diretores do campus vai acontecer, às 8h, no estacionamento do prédio de laboratórios de ensino. Ainda nesta terça, os calouros receberão as boas-vindas do prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir Diogenes da Silva, e do tenente da Polícia Militar Alvimar Adriano. Está previsto também um bate-papo com ex-alunos do campus numa troca de experiências sobre a graduação e o que vem depois.

Durante a semana de acolhimento acontecerão palestras, práticas esportivas e atividades culturais, como dança, música, teatro. A programação se encerra na quarta-feira (4), às 20h, na ala de eventos do Restaurante Universitário, com um show musical da Escola de Música O Som do Cerrado e a apresentação do Grupo Tupam de teatro universitário de Patos de Minas. Eles irão apresentar a peça O homem que não sabia sorrir.

Confira fotos das atividades de acolhimento neste álbum e a programação detalhada aqui.

 

Divulgação Institucional