Extensão

Campus Viçosa

Disciplina oferecida na UFV resulta em brinquedoteca para Apac

20/02/2020

Um dos objetivos do espaço lúdico é proporcionar maior integração entre recuperandos e seus familiar

As visitas aos recuperandos da Associação de Proteção e Ajuda aos Condenados (Apac – Viçosa) passaram a ter mais diversão para as crianças com uma brinquedoteca. O espaço lúdico foi implementado e executado pelas alunas do curso de Educação Infantil e dos recuperandos da Apac, com o auxílio da comunidade, que doou os materiais necessários.

Denominada Ludo Apac, a brinquedoteca é composta por jogos e brinquedos que estimulam todos os sentidos da crianças. Ela foi inaugurada em dezembro de 2019 como um dos resultados da disciplina Brinquedoteca: Espaço Alternativo de Vivências Lúdicas (EIN 387), oferecida pelo Curso de Educação Infantil da UFV.

A coordenadora da iniciativa, professora Karla Alves, do Departamento de Economia de Doméstica, contou que, além de atender as crianças, proporcionando uma maior integração entre elas e seus familiares em dias de visita do regime fechado, um dos objetivos do projeto é possibilitar um espaço de terapia para os próprios recuperandos. De acordo com ela, os jogos, brinquedos e brincadeiras são meios que possibilitam o desenvolvimento e aprendizagem integral das crianças, mas também podem ser apropriados pelos adultos em diferentes momentos e com diferentes objetivos, dentre eles, por exemplo, promover a integração social.

A Apac Viçosa fica localizada na rua Doutor Brito, nº 380. O telefone de contato da associação é 3892-9548.

Divulgação Institucional – campus Viçosa