Institucional

Campus Rio Paranaiba

UFV-Rio Paranaíba inaugura Núcleo de Estudo e Pesquisa do Zoneamento Ambiental Produtivo

14/02/2020

.

A UFV-Rio Paranaíba inaugurará, no próximo dia 20, o Núcleo de Estudo e Pesquisa do Zoneamento Ambiental Produtivo (Nepzap). Formado por uma equipe multidisplinar, o Núcleo irá desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas ao Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), uma metodologia mineira de caracterização socioeconômica e ambiental de sub-bacias hidrográficas. O ZAP é regulamentado pelo Decreto Estadual Nº 46.650, de 19 de novembro de 2014.

A inauguração será às 14h, no auditório do Prédio dos Laboratórios, e contará com a presença da Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, ex-aluna de Engenharia Florestal da UFV.

Dentre os principais objetivos do Núcleo estão aplicar o ZAP em sub-bacias hidrográficas e propor melhorias constantes na metodologia. Além disso, a equipe do Nepzap pretende promover a capacitação técnica para uso e aplicação do ZAP, fomentar o seu uso e aplicação por meio de estudos multidisciplinares, atender às demandas internas e externas da UFV relacionadas à metodologia, bem como constituir um centro de referência voltado ao ensino, pesquisa e extensão.

O Núcleo será coordenado pelo professor Frederico Carlos Martins de Menezes Filho e terá na equipe técnica os professores Adriana Zanella Martinhago, Marcelo Ribeiro Pereira, Renato Adriane Alves Ruas e Reynaldo Furtado Faria Filho, o engenheiro ambiental Ernani Lopes Possato e o engenheiro agrônomo Marcos Resende Pereira.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais darão apoio técnico ao Nepzap. Por ser um núcleo voltado para estudo, pesquisa e extensão, ele poderá abarcar tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral nessas três linhas de ação.

 

 

Divulgação Institucional – campus Rio Paranaíba