Institucional

Campus Viçosa

UFV tem o maior infectário de plantas do mundo

11/02/2020

O infectário fica na casa 36 da Vila Gianetti

O maior jardim de plantas doentes do mundo fica na UFV. São 6.500 m2 com mais de 200 espécies infectadas com as principais doenças que afetam as culturas mais conhecidas no Brasil. O jardim ganhou o nome de Infectário e é aberto à visitação de pesquisadores e produtores interessados em conhecer sintomas e características das pragas agrícolas.

Este mês, o Infectário da UFV foi tema de capa da newsletter da International Society for Plant Pathology. O jornal destaca que, no mundo, há apenas um outro jardim didático de doenças de plantas como este, situado na Inglaterra, com apenas 100 m2. Na UFV, a coleção é usada principalmente para apoio ao ensino e às pesquisas do Departamento de Fitopatologia (DFP). O projeto paisagístico foi elaborado pelo professor Affonso Zuin, do Departamento de Fitotecnia, e, atualmente, é coordenado pelo professor Robert Barreto, do DFP, e pelo engenheiro agrônomo Henrique Lopes Mendonça.

Nos fundos da casa 36 da Vila Gianetti é possível passear pelos plantios de cereais, hortaliças, fruteiras, plantas estimulantes, oleaginosas, fibrosas e florestais com suas principais doenças causadas por bactérias, nematoides, fungos e vírus. Segundo Henrique Mendonça, a diversidade é muito representativa porque a região de Viçosa permite o cultivo de plantas de climas muito variados, como cacaueiro, seringueira e macieira. Ele explica ainda que as plantas da coleção são mantidas sem controle químico das doenças e, quando necessário, os patógenos mais relevantes para as culturas agrícolas são trazidos de outras áreas para estimular a ocorrência das doenças.

O Infectário também funciona como um "Jardim Sentinela". Rotineiramente, os pesquisadores avaliam as plantas em busca de novas doenças que precisam ser diagnosticadas porque podem se transformar em importantes pragas agrícolas. Pelo menos treze já foram identificadas. As doenças estão publicadas em importantes periódicos científicos e catalogadas no site do projeto. Lá, qualquer pessoa pode encontrar arquivos com nomes científicos e populares, fotos dos sintomas e possíveis formas de controle das doenças de plantas. 

O Infectário da UFV funciona desde 2014, mas só foi inaugurado em 2019 com projetos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. As visitas podem ser marcadas pelo telefone (31) 3612- 3042.

 

Léa Medeiros

Divulgação Institucional- Campus Viçosa