CCA e CCE concedem menção honrosa a seus graduandos de destaque

24/01/2020

Sofia foi a homenageada do curso de Arquitetura e Urbanismo

Mais um grupo de formandos deixará o campus Viçosa da UFV não apenas com o diploma na mão, mas também com uma menção honrosa por ter se destacado durante a graduação. Depois da homenagem aos estudantes do CCB e CCH, na semana passada, neste 24 de janeiro de 2020 foi a vez de 21 formandos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) comemoraram o reconhecimento da instituição, por terem obtido o maior coeficiente de rendimento acumulado em seus cursos, como recomenda a nova resolução do Conselho Universitário.

O auditório da Engenharia Florestal foi o local da homenagem, que teve discursos de quem a concedeu e de quem a recebeu. José Victor Siqueira da Silva, do curso de Agronomia, falou em nome dos formandos, lembrando que a vitória celebrada na manhã desta sexta não é resultado de uma luta individual. Por isso, agradeceu aos pais, “que empregaram todos os seus esforços para que pudéssemos traçar um futuro vitorioso e brilhante”; aos familiares e amigos, “pelo apoio em todos os momentos que necessitamos”; aos professores, “com os quais temos uma dívida impagável e que nos ensinaram não somente matérias da graduação, mas também sobre a vida”, e aos colegas de cursos, “por estarem sempre juntos nos ajudando a superar os desafios do dia a dia”.

Ao encerrar seu discurso, Vitor desejou: “que todos coloquemos em nossos trabalhos as técnicas que aprendemos, e coloquemos também o amor ao exercer nossa profissão. Que não nos falte humildade para tratar como iguais todos que passarem por nosso caminho. Que continuemos dando orgulho a quem tanto nos admira e sejamos exemplos para aqueles que seguem nossos passos”.

Outras falas

Representando os dois centros de ciências, a diretora do CCE, Danielle Dias Sant’Anna Martins, parabenizou os homenageados, destacando que, por darem o melhor de si, foram reconhecidos pela instituição. Ela aconselhou que eles continuem perseverando e se dedicando ao máximo; que tenham sucesso e respeitem o próximo com amor.

O reitor Demetrius David da Silva também deixou seus parabéns registrados, não só aos homenageados, mas também aos seus familiares. Em sua fala, lembrou, dentre outros aspectos, a principal missão da UFV, o ensino, e a qualidade da instituição, comprovada, por exemplo, pela nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), do MEC, alcançada por apenas 2% das mais de duas mil instituições de ensino superior avaliadas. Baseado em um trecho do Poema Sujo, de Ferreira Goulart, em que diz que “a árvore voa no pássaro que a deixa”, o reitor lembrou aos formandos que o sucesso deles representa a missão cumprida dos professores. “Voamos na trajetória pessoal e profissional de cada um de vocês”.

Um dos formandos que estava na lista de homenageados do CCA não participou da cerimônia porque já voou. Odilon Moreira Guedes Neto, formando em Engenharia Agrícola e Ambiental, já está trabalhando em uma empresa no Mato Grosso. A menção honrosa foi recebida pela mãe Evani Moreira Guedes, que veio de Belo Horizonte “muito orgulhosa e feliz”.

Feliz também estava Sofia Assunção Rezende, formanda de Arquitetura e Urbanismo, que, após receber a homenagem, abraçou, emocionada, a mãe Magda Assunção e a tia Sames de Assunção, vindas de Governador Valadares (MG). O motivo do abraço? Sofia explica: “as duas sempre estiveram ao meu lado e a menção também é delas. Eu não teria chegado aqui se não fosse cada uma delas e se não fosse cada um dos meus amigos. Foi um esforço coletivo. Eu não posso tomar todo o mérito, porque a parte de cada um deles vive em mim também. A emoção foi a de ver um sonho delas concretizado. Não foi uma trajetória fácil, passamos por dificuldades. Chegar até aqui foi uma conquista”.

Além dos diretores dos centros responsáveis pela homenagem, Rubens Alves de Oliveira (CCA) e Danielle Dias Sant’Anna Martins (CCE), também participaram da cerimônia a vice-reitora Rejane Nascentes; o pró-reitor de Ensino em exercício, Sukarno Olavo Ferreira; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, João Marcos de Araújo; a diretora substituta do Centro de Ciências, Humanas, Letras e Artes, Maria Carmen Aires Gomes, chefes de departamentos e coordenadores de cursos.

Confira no álbum algumas imagens do evento e, abaixo, os estudantes homenageados, que não serão os únicos do dia. Durante a Colação de Grau, que também acontece nesta sexta-feira, no Espaço Multiuso, outros formandos serão homenageados com as medalhas de Prata e de Ouro Presidente Bernardes.

Centro de Ciências Agrárias

• Agronegócio: Ruã Jeferson Ferreira Coutinho