Institucional

Campus Viçosa

Campus Viçosa comemora primeira colação de grau do ano

20/01/2020

Foram mais de 500 formandos do CCB e CCH

A primeira formatura de 2020 do campus Viçosa da UFV aconteceu na sexta-feira, 17 de janeiro. Já eram quase 22h quando a tradicional queima de fogos de artifício fechou a Sessão Solene de Colação de Grau, que teve como protagonista a primeira parte da turma “De beca virando a década”, formada por mais de 500 graduandos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH). Foi em torno deles que centenas de pessoas estiveram no Espaço Multiuso, boa parte munida de faixas com mensagens de parabéns e sucesso, e a maioria tomada pela emoção. Afinal, foram muitas lutas até a conquista do diploma, como bem lembrou a oradora da turma, Natália Lorrany Aparecida Fernandes, formanda de Ciências Sociais.

Em seu discurso, ela mencionou algumas dessas lutas representadas, por exemplo, “nas mesinhas cheias da BBT para os intensivões pré-prova”. Sua fala abordou os medos e sonhos que perpassaram a vida na UFV. E com a certeza de que ambos “caminham juntos”, lembrou aos formandos que “a melhor coisa que os sonhos têm é que eles podem se tornar realidade”. E na noite de 17 de janeiro o sonho da formatura virou realidade, e junto dele veio, dentre outras promessas, a de “defender a liberdade, pois sem ela não há profissão que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize”, conforme juramento conduzido por Daniel Aparecido de Araújo Cabral (graduado de Ciências Sociais) e repetido pelos formandos.

Celebrações

Dentre os protagonistas da noite, 22 tiveram um motivo a mais para celebrar. Eles receberam a medalha Presidente Bernardes pelo excelente desempenho acadêmico durante a graduação. Adriana Helena de Almeida Freitas, do curso de Comunicação Social, e Daniela Grijó de Castro, do curso de Ciências Biológicas, ganharam medalhas de ouro. As de prata foram para 14 estudantes do CCH e seis do CCB. Mas, na cerimônia, houve também quem celebrasse de uma outra perspectiva.

Wander Aquino de Machado e Margarida Fontes Machado foram os pais homenageados, mesmo sem terem filhos entre os formandos. A justificativa da homenagem foi a solidariedade e o carinho com que, há anos, acolhem estudantes para um café ou uma conversa. A placa eles receberam da Kamilla Charla Gusmão Caliman, formanda em Ciências Biológicas, uma das filhas de coração do casal, que está junto há mais de cinco décadas.

Antônio de Oliveira Coelho, o “Coelhinho”, servidor técnico da Divisão de Alimentação, também celebrou o fato de ter sido escolhido como homenageado geral da turma. Há 35 anos trabalhando como cozinheiro no Restaurante Universitário, por diversas vezes esteve também no controle da roleta de entrada do RU. E era nessa função que tinha mais contato com os estudantes, a quem procurava sempre tratar “como filhos”, com uma palavra de consolo para quem estava com saudade de casa ou não tinha ido bem em prova. A homenagem, que não é a primeira, é o reconhecimento de que esse cuidado fez diferença.

A ex-reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, atual presidente da Epamig, também não disfarçou a emoção de ser a paraninfa da turma. Em seu discurso, saudou os formandos e seus pais, mães e familiares, para quem pediu uma salva de palmas, pelo apoio e suporte que deram aos filhos e filhas. Ela lembrou que, junto com os títulos recebidos pelos formandos, vem a grande responsabilidade de serem um profissional “capaz de servir e de mudar este país, que tem tudo para dar certo e que precisa caminhar pelos melhores trilhos”. E afirmou: “nós confiamos que vocês vão fazer um país diferente”. A presidente da Epamig destacou que, na UFV, os formandos aprenderam o conhecimento, o respeito, a ética e a justiça. Portanto, recomendou “representem bem esta instituição. Pensem naquilo que convém à maioria, à sociedade”. A professora Nilda encerrou seu discurso com o poema “A corrida da vida”, de Bráulio Bessa, sugerindo que ele sirva como reflexão e direcionamento de vida. Por fim, aconselhou: “sejam muito felizes e façam muitas pessoas felizes”.

Importância da universidade pública

A Sessão Solene de Colação de Grau foi presidida pelo reitor Demetrius David da Silva, que, em seu discurso, dentre outros aspectos, chamou a atenção para a particular importância da solenidade. “Nesta cerimônia de Colação de Grau torna-se visível e evidente o quanto a Universidade Federal de Viçosa, enquanto uma instituição pública, realiza uma tarefa socialmente fundamental: formar pessoas capacitadas intelectual e moralmente, que venham a contribuir para o desenvolvimento social, econômico e político do nosso Brasil. Na realização e na conquista de cada um se manifesta a importância da nossa universidade e, na verdade, de todas as instituições públicas de ensino superior do Brasil”.

O reitor comentou sobre as palavras inscritas nas quatro pilastras instaladas nas entradas dos três campi, que “resumem claramente o conjunto de sentimentos que, historicamente, são cultivados e preservados pela UFV”: Estudar, Saber, Agir e Vencer. Sobre essa última destacou que ela não é atribuída somente à obtenção de sucesso em alguma atividade. “Significa muito mais”, em sua opinião. “Significa persistir, insistir, fazer e refazer, começar e recomeçar. E significa celebrar, ser grato, reconhecer, ajudar, compartilhar”. Neste sentido, disse aos formandos “sem sombra de dúvida, vocês venceram”. E justificou: “estamos aqui celebrando, reconhecendo, agradecendo, compartilhando emoções, lembranças, sentimentos vividos e experimentados. Venceram porque a UFV é, historicamente, uma permanente vitória. A UFV é mais do que uma instituição de sucesso. Ela é um pouco de cada um de nós e de nossas vidas”.

O professor Demetrius lembrou às formandas e formandos que a UFV precisa e sempre precisará deles, pois serão suas ações, trajetórias e atividades desenvolvidas que poderão, em última análise, permitir a defesa da universidade pública. Aos pais, mães e familiares, agradeceu pela confiança depositada na instituição. Às amigas e amigos da Universidade, pediu que “ajudem a defender as instituições públicas de ensino superior, principalmente a nossa UFV”, lembrando que eles “são as vozes daqueles que já estão integrando as fileiras em prol do ensino superior público, gratuito, inclusivo e de qualidade”. O reitor ressaltou que o que se faz na UFV “é de crucial importância para a Sociedade Brasileira: formamos pessoas capacitadas, intelectual e moralmente, que seguramente vão poder contribuir e ‘fazer a diferença’ na vida de muitas outras pessoas”.

À mesa oficial da cerimônia estavam também a vice-reitora Rejane Nascentes, pró-reitores, o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Sávio José do Carmo Silva, e a representante da Secretaria de Órgão Colegiados, Tatiana de Miranda Costa, que conduziu a cerimônia, da qual também participaram diretores dos centros de ciências, coordenadores de cursos e membros dos conselhos da UFV. Toda a cerimônia contou com intérpretes de Libras.

Se para os formandos do CCB e CCH as festividades terminaram, para os do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE), elas começam nesta terça (21). A Colação de Grau dos outros quase 300 integrantes da turma “De beca virando a década” será no dia 24, às 18h, no Espaço Multiuso.

Confira registros da Colação de Grau do CCB e CCH neste álbum e as transformações que a UFV provocou na vida de alguns estudantes neste link

 

Adriana Passos

Divulgação Institucional – campus Viçosa