Formandos de destaque recebem menções honrosas dos Centros de Ciências

17/01/2020

Os homenageados receberam os cumprimentos de integrantes da administração superior da UFV

Um seleto grupo, composto por 25 estudantes dentre os quase 600 formandos, foi homenageado, na manhã desta sexta-feira (17), pelos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH). A homenagem foi concedida por obterem o maior coeficiente de rendimento acumulado de seus cursos, tendo concluído, em média, um mínimo de 15 créditos por período letivo, conforme a nova resolução do Conselho Universitário.

A entrega das menções honrosas aconteceu no auditório do Departamento de Engenharia Florestal e foi acompanhada por familiares e amigos que, orgulhosos, aplaudiram calorosamente os estudantes que mais se destacaram durante a graduação. A formanda Carolina Barros da Costa, do curso Secretariado Executivo Trilíngue, falou em nome de todos. Relembrou suas trajetórias acadêmicas e disse que tiveram "uma passagem memorável na Universidade porque se entregaram de corpo, mente e alma” aos estudos, com o apoio dos familiares, amigos e amores. Ela manifestou sua gratidão aos funcionários e professores da UFV, instituição que tantas vezes acalmou os estudantes com suas belas paisagens e os acolheu com sua infraestrutura.

O diretor do CCH, Odemir Vieira Baeta, representando os centros de ciências, mencionou a importância da cerimônia de homenagem, já tradicional na UFV, que foi institucionalizada neste ano e passou a integrar oficialmente o calendário da programação de formatura, com resolução definida pelo Conselho Universitário e novos critérios para o recebimento da honraria. Ele afirmou que os homenageados saem da Universidade preparados para atenderem às demandas do mercado de trabalho e da sociedade, com o diferencial de terem se destacado entre os seus pares na graduação.

O reitor Demetrius David da Silva parabenizou todos os formandos que se destacaram na graduação e, especialmente, seus familiares. Ele frisou que a missão principal da UFV é o ensino e que os formandos saem de uma Universidade diferenciada, que recentemente alcançou a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), do MEC, resultado obtido apenas por 2% das mais de 2 mil instituições de ensino superior avaliadas. Demetrius desejou ainda sucesso aos homenageados e fazendo referência ao verso “a árvore voa no pássaro que a deixa”, de Ferreira Gullar, afirmou: “nós voamos na trajetória pessoal e profissional de vocês”.

Os 25 homenageados receberam ainda os cumprimentos da vice-reitora Rejane Nascentes; do pró-reitor de Ensino, João Carlos Pereira da Silva, do diretor do CCB, João Marcos de Araújo; e dos diretores substitutos do CCA e CCE, Mário Puiatti e Mônica Riberio Pirozi, respectivamente.

As fotos da cerimônia estão disponíveis neste link. Os nomes de todos os estudantes que receberam a menção honrosa em cada curso podem ser conferidos abaixo. Vale lembrar que, na noite desta sexta-feira (17), durante a Colação de Grau, ainda serão homenageados outros formandos que se destacaram, com as Medalhas de Prata e de Ouro Presidente Bernardes.

Homenageados CCB

Bacharelado em Educação Física