Parceria entre UFV e Saae fortalece coleta seletiva e implantação de Áreas de Proteção Ambiental

18/12/2019

Participaram representantes da UFV, Saae, Acamare e Acat

A UFV e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae) assinaram, na última semana, o Termo de Cessão de Uso da Usina de Triagem e Reciclagem de Lixo, visando à ampliação do programa de coleta seletiva no município. Com essa assinatura, o Saae torna-se responsável pelo espaço, utilizado pelas associações de catadores para a triagem, organização e comercialização do material reciclável recolhido em Viçosa.

A assinatura ocorreu em reunião na reitoria com a presença de representantes da Universidade, do Saae, da Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (Acamare) e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (Acat).

Durante a reunião, o reitor Demetrius David da Silva lembrou o compromisso de sua gestão em manter estreita parceria com a prefeitura de Viçosa e o Saae, e, nesse sentido, contribuir para o desenvolvimento do município e região. O diretor presidente do Saae, Luciano Piovesan, comentou que o Termo de Cessão permitirá que a autarquia invista na modernização da estrutura da Usina, ampliando galpões e construindo novos espaços, como vestiários, refeitórios, sala de reuniões e outras dependências importantes para o funcionamento e uso dos membros das associações de catadores.

APA do Turvo Sujo

No encontro na reitoria, o Saae também solicitou formalmente ao reitor, por meio de ofício, o apoio da Universidade na elaboração do acervo técnico necessário para a implantação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Turvo Sujo, assim como de seu respectivo plano de manejo. A expectativa é que a implantação dessa APA assegure o abastecimento de água em Viçosa, Coimbra e Cajuri.

O professor Demetrius garantiu o apoio da UFV na elaboração e implantação da APA do Turvo Sujo, bem como em ações efetivas na bacia do São Bartolomeu: “a UFV, com professores e técnicos de diversas áreas, deve garantir uma discussão técnica multidisciplinar que permita ações concretas na produção de água em quantidade e qualidade, além de possibilitar atividades econômicas na área”. O processo desta parceria tramitará internamente nos órgãos competentes da UFV e a expectativa é que, a partir de janeiro de 2020, as duas instituições assinem o Termo de Cooperação. Ele será apresentado à comunidade, juntamente com o cronograma físico-financeiro de elaboração de todo acervo técnico necessário à implantação da APA do Turvo Sujo e de seu plano de manejo.

Ainda na reitoria, foram discutidas ações conjuntas entre a UFV e o Saae para a APA do São Bartolomeu, criada em 2017. A próxima fase será a elaboração de seu plano de manejo, também em parceria com a Universidade, por meio da Fundação Facev e do Departamento de Engenharia Florestal (DEF). Ambos já apresentaram o cronograma físico-financeiro e o termo de cooperação ocorrerá ainda em dezembro. Para a realização de um plano de ações efetivas para a bacia do São Bartolomeu, o reitor sugeriu a criação de um grupo de trabalho entre a UFV e o Saae. Os nomes já foram indicados e o grupo deverá iniciar suas atividades no próximo mês.

Nas fotos abaixo, registros do reitor com alguns participantes da reunião, dentre eles, na primeira foto, o pró-reitor de Administração da UFV, Taciano Oliveira da Silva, e o diretor presidente do Saae, Luciano Piovesan.

Divulgação Institucional – campus Viçosa

Fonte: Assessoria Saae