Pesquisadores recebem prêmio ABDE-BID no Senado Federal

12/12/2019

O professor do Departamento de Economia Rural (DER) e diretor do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), Marcelo José Braga, e o estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Marcelo Henrique Shinkoda, foram agraciados com o prêmio ABDE-BID. A premiação foi entregue aos pesquisadores em sessão solene realizada, na segunda-feira (9), no Senado Federal, para comemorar os 50 anos da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). Eles foram os selecionados na categoria Sistema OCB: Desenvolvimento e cooperativismo de crédito com o artigo Os efeitos das fusões nas cooperativas de crédito brasileiras. Além da ABDE, a premiação também é promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O trabalho dos pesquisadores da UFV avaliou se as incorporações induzidas pelo Banco Central do Brasil (BCB) tiveram influência no endividamento e no nível de eficiência de cooperativas financeiras entre os anos de 2008 e 2018. O processo de incorporação ocorre quando uma ou várias sociedades são absorvidas por uma outra, que passa a ser responsável pelos direitos e obrigações das anteriores. Segundo os autores, os resultados obtidos na pesquisa são úteis para a proposição de políticas que busquem ampliar a competitividade no setor de intermediação financeira, como proposto pelo BCB, bem como para contribuir para a difusão do conhecimento sobre o ganho de eficiência, gestão e governança das cooperativas de crédito.

Vale destacar que, na terça-feira (10), o professor Marcelo José Braga foi eleito como presidente da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). A eleição aconteceu durante reunião do Conselho Deliberativo da Anpec, em Brasília (DF).

Na foto, a partir da esquerda, Marcelo Braga, Marcelo Shinkoda, Gustavo Dias Souza e Valéria Fully Bressan (UFMG), que ficaram em segundo lugar.

Divulgação Institucional - campus Viçosa