Sala Mendeleev encerra comemorações do Ano da Tabela Periódica com premiação

11/12/2019

Pietra, Clara e Neide venceram o concurso da Sala coordenada pelo prof. Marcelo

A Unesco declarou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica. Foi uma homenagem aos 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, proposta pelo cientista russo Dmitri Ivanovic Mendeleev. Para comemorar a data, a Sala Mendeleev da UFV – vinculada ao Departamento de Química (DEQ) - promoveu diversas atividades ao longo do ano. Dentre elas, para fechar a celebração, um concurso literário, que teve como tema os elementos químicos.

Segundo o coordenador da Sala, professor Marcelo Ribeiro Leite de Oliveira, “foi uma rara iniciativa de unir química e literatura”, e os estudantes da UFV aceitaram o desafio. “Foram dezenas de inscritos. Todos os centros de ciência do campus Viçosa estiveram representados com candidatos de cursos de graduação e pós-graduação”, conta.

A entrega da premiação às vencedoras Clara Suprani Marques (1º lugar), Neide Paloma Gonçalves Lopes (2º lugar) e Pietra Riguette Reis (3º lugar) aconteceu na última segunda-feira (9), na Sala Mendeleev. Além de receberem os prêmios, as estudantes também participaram de um sarau promovido pela organização do concurso. Na cerimônia, além da equipe de professores e estudantes da Sala Mendeleev, estavam o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, José Ambrósio Ferreira Neto; a diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Danielle Dias Sant’Anna Martins; a chefe do Departamento de Química, Mayura Marques Magalhães Rubinger, e a presidente da Comissão de Extensão do DEQ, Daniele Cristiane Menezes.

Segundo a comissão julgadora do concurso, composta pelos professores do DEQ Emílio Borges, Marcelo Ribeiro e Mayura Rubinger, “o tema despertou o interesse e a criatividade de pessoas ligadas às mais diversas áreas do conhecimento humano, que contribuíram com textos inteligentes e emocionantes, demonstrando a desejada troca de experiências, que é um dos principais objetivos da Universidade”.

Vale lembrar que, além do concurso literário, a equipe promoveu ainda, em 2019, o simpósio Sala Mendeleev e os 150 anos da Tabela periódica, e produziu o vídeo 150 anos da Tabela Periódica, em parceria com a Diretoria de Comunicação Institucional da UFV.

Confira imagens da cerimônia de premiação neste álbum.

Fotos: Matheus Garcia (estagiário)

Divulgação Institucional – campus Viçosa