Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular celebra 25 anos

09/12/2019

Passado, presente e futuro estiveram na pauta do evento

O Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB) comemorou seus 25 anos, na última sexta-feira (6), com homenagens e palestras realizadas no auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa. Durante todo o dia, professores, estudantes e técnicos administrativos relembraram a história de atuação do departamento nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. E para marcar a participação nessa história, professores e técnicos, em exercício e aposentados, receberam placas comemorativas e certificados de agradecimentos. Também foram homenageados, os servidores docentes e administrativos já falecidos, como forma de reconhecimento da importância de cada um nesses 25 anos.

A cerimônia de abertura - que teve a apresentação do Coral Nossa Voz, regido pelo maestro Ciro Tabet - contou com a presença da reitora em exercício, Rejane Nascentes, que destacou a força do DBB e sua grande responsabilidade na formação de muitos estudantes da UFV. Em sua fala, a chefe do departamento, Maria Cristina Baracat Pereira, comentou sobre as conquistas do DBB, resgatou acontecimentos e lembranças importantes de sua história, e apontou possibilidades futuras. O reitor Demetrius David da Silva, que se juntou aos integrantes da mesa posteriormente, devido ao regresso de uma viagem a Brasília, destacou a “bonita história do DBB”, que, segundo ele, “presta serviços expressivos para toda a Universidade".

Também compuseram a mesa o pró-reitor de Ensino, João Carlos Pereira da Silva; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), João Marcos de Araújo; o primeiro chefe do DBB, George Henrique Kling de Moraes; os coordenadores Tiago Antônio de Oliveira Mendes, da pós-graduação em Bioquímica Aplicada, e Raphael de Souza Vasconcellos, da graduação em Bioquímica.

História

A criação do DBB foi aprovada em dezembro de 1994 e sua implantação ocorreu no mês seguinte, desmembrando a área de Bioquímica do Departamento de Química (DEQ), onde estava alocada.

Atualmente, o Departamento é composto pelo curso de bacharelado em Bioquímica e as pós-graduações em Bioquímica Aplicada (stricto sensu) e em Biologia Molecular Aplicada às Análises Clínicas (lato sensu). Ele reúne 188 estudantes de graduação, 22 mestrandos e 68 doutorandos, além de 22 professores e 13 servidores técnico-administrativos. Ao longo de sua história, já foram titulados 203 mestres e 165 doutores. O Departamento dispõe de laboratórios de pesquisa localizados no prédio do CCB II, Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (Bioagro) e Vila Giannetti.

Outras informações sobre as atividades do DBB podem ser conferidas no site. As fotos do evento de 6 de dezembro estão disponíveis neste link.

Maurício Vieira – estagiário

Fotos: Carolina Fontes