Todos os campi

UFV participa do lançamento oficial do Programa Ciência na Escola em Brasília

06/12/2019

Eduardo apresentou a proposta aprovada pela UFV

O coordenador do Programa Ciência na Escola na UFV, o diretor de Ensino do campus de Florestal, Eduardo França Castro, esteve no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), nos dias 3 e 4 de dezembro, para participar do lançamento oficial da iniciativa. Por meio do Programa, a Universidade colaborará com o ensino de ciências em 15 escolas de níveis Fundamental e Médio de Minas Gerais entre dezembro de 2019 e 2022.

De acordo com Eduardo, o Seminário Marco Zero, realizado em Brasília (DF), com o presença do ministro Marcos Cesar Pontes, ressaltou a importância de instituições de ensino superior atuarem continuamente para o aprimoramento da educação básica. O evento, segundo ele, reforçou o valor de tais instituições se aproximarem, irem até as escolas e incluírem, em seus projetos, atividades direcionadas tanto para estudantes quanto para professores. Por meio de palestras e discussões, foram abordadas maneiras interdisciplinares, socioambientais e inclusivas de alcançar estes objetivos.

A oportunidade também foi de alinhar as 19 propostas aprovadas pelo Programa, que serão colocadas em prática em escolas de 22 estados brasileiros. A proposta da UFV – Ciências em Rede: ações e interlocuções entre a educação básica e superior para a democratização das ciências em Minas Gerais – será executada junto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), como Eduardo apresentou (foto). As duas instituições, inclusive, realizaram a primeira reunião de trabalho em novembro.

Para Eduardo, apesar do desafio de iniciar um processo de mudança, de quebra de paradigmas no ensino das ciências, todas as instituições e pessoas envolvidas estão engajadas. “Do Norte ao Sul do país, há projetos excelentes e que já trazem impactos positivos para a sociedade. Com o Programa teremos a possibilidade de agregar estes projetos e disseminar as práticas que podem efetivamente melhorar o ensino das ciências”, disse.

A programação do lançamento oficial ainda contou com a publicação, no Diário Oficial da União, do Decreto nº 10.151, que instituiu o Programa Ciência na Escola, e as apresentações das metodologias de acompanhamento e avaliação e do protótipo da plataforma da iniciativa. Eduardo explicou que o governo federal acompanhará todas as ações e realizará reuniões periódicas com as instituições responsáveis para adequar o que for necessário.

O programa é uma iniciativa do MCTIC, do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Todas as informações sobre a iniciativa estão disponíveis em www.ciencianaescola.gov.br e www.ciencianaescola.ufv.br.

Divulgação Institucional - campus Florestal