Parcerias

Campus Florestal

UFV-Florestal promove Dia de Campo sobre Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Florestas

05/12/2019

O professor Aluízio da Costa Ribeiro (centro) na abertura do evento

A Diretoria de Extensão e Cultura (DXT) do Campus UFV-Florestal (CAF/UFV), em parceria com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Florestal, promoveu, na tarde do último dia 28, na Fazenda Cachoeirinha, de propriedade do produtor rural Pedro Luiz Lara Viana, no município de Florestal, o Dia de Campo sobre Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Florestas (ILPF).

O evento foi coordenado pelo professor Aluízio da Costa Ribeiro, do Instituto de Ciências Agrárias do CAF/UFV, e teve como tema o Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Florestas para recuperação da renda do produtor rural.

O treinamento fez parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão Universitária (Pibex Júnior), tendo como bolsista a estudante Letícia Araújo Resende Guimarães Pereira, do curso técnico em Agropecuária do CAF/UFV.

O evento, basicamente, constou da realização de palestras, proferidas por vários especialistas, que abordaram diferentes tópicos, a saber:

- Importância socioeconômica e ambiental da utilização do sistema de integração lavoura, pecuária e florestas para recuperação da renda do produtor rural – Prof. Laís Graziele Silva;

- Arranjo temporal dos componentes e arranjos espaciais das espécies florestais em campo – Prof. Alan Saldanha;

- Preparo do solo para implantação do ILPF – Prof. Victória Alvarenga Rios;

- Nutrição de plantas e técnicas de plantio em ILPF – Prof. Marihus Altoé Baldotto; e

- Alimentação e ambiência de bovinos em sistemas ILPF – Prof. Clarindo Inácio da Aparecida Queiroz.

O Dia de Campo, que visou incentivar e transferir as tecnologias apropriadas para as condições econômicas e financeiras dos pequenos produtores de leite da região, contou com a participação de 96 pessoas, dentre produtores rurais, técnicos, professores e estudantes. Na cerimônia de abertura compareceram as seguintes autoridades: Otoni Alves de Oliveira Melo, prefeito municipal de Florestal; Maury Soares de Paula, secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura; e Prof. Wanderson Ferreira de Souza, diretor de Extensão e Cultura do CAF/UFV. As fotos abaixo registram alguns flagrantes do evento.

Fernando Faria

Fotos:Karen Mairink

Divulgação Institucional – Campus UFV/Florestal

 

Praticpantes na Fazenda Cachoeirinha

O produtor rural Pedro Luiz Lara Viana (esq.) e o professor Marihus Baldotto

Autoridades que compareceram ao evento participam do treinamento