UFV aproxima pesquisas da comunidade com atividades em escola pública

26/11/2019

Estudantes, professores e técnicos de diferentes departamentos da UFV estiveram na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (Esedrat), no último sábado (23), para atividades do Ciência na Praça e da Feira de Ciências Marie Curie. Durante o evento, eles apresentaram à comunidade algumas pesquisas realizadas na Universidade.

Em sua sexta edição, o Ciência na Praça envolveu cerca de 90 pessoas com os objetivos de estimular a aproximação entre a Universidade e a comunidade de Viçosa, promover a troca de saberes e desmitificar a ciência. Para isso, levou para o Esedrat projetos que possibilitaram apresentar a ciência de maneira acessível, a fim de despertar o interesse da comunidade pelo assunto. Foram 11 projetos selecionados com temas variados, como: Seria um crime perfeito… se não fosse pelos insetos!; Micróbios: vilões ou heróis? e Como está a água no mundo.

Já a Feira de Ciências contou com a apresentação de 80 trabalhos de alunos do 1º ao 3° ano do ensino médio da Escola, orientados pelos residentes do Núcleo de Ciências e Matemática, do Programa Residência Pedagógica da UFV. Inspirados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), os estudantes investigaram temas de suas preferências. Dentre eles, ilusão de ótica, efeito das bebidas alcoólicas, métodos contraceptivos e trombose.

Alguns registros fotográficos das atividades podem ser conferidos neste link.

Divulgação Institucional – campus Viçosa