Prêmios

Campus Viçosa

Doutorando do Departamento de Informática tem trabalho destacado no X-Meeting 2019

26/11/2019

A pesquisa ajuda a identificar proteínas que podem ser utilizadas como alvos terapêuticos

A dissertação de mestrado de Vagner Soares Ribeiro, agora doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFV, foi selecionada entre os três melhores trabalhos submetidos ao Prêmio de Teses e Dissertações do 15th International Conference of the Brazilian Association of Bioinformatics and Computational Biology (X-Meeting 2019), realizado em Campos do Jordão (SP). O trabalho tem como título Detecção e visualização de subestruturas comuns na interface proteína-ligante em nível atômico através de mineração de subgrafos frequentes.

O autor explica que as interações entre proteínas e pequenas moléculas não proteicas (chamadas ligantes) desempenham papéis importantes nos organismos vivos. Esses ligantes podem ser, por exemplo, fármacos, como o ibuprofeno ou o ácido acetilsalicílico. Assim, o desenvolvimento de métodos computacionais para apoiar a compreensão do processo de reconhecimento entre ligantes e proteínas receptoras é fundamental para a identificação de proteínas que podem ser utilizadas como alvos terapêuticos, dentre outras aplicações.

O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Sabrina Silveira, do Departamento de Informática da UFV, em colaboração com as professoras Maria Goreti Oliveira (Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária - Bioagro - da UFV) e Raquel Melo-Minardi (Departamento de Ciência da Computação da UFMG). Segundo Sabrina, o produto principal da dissertação é o visGReMLIN, um servidor web que combina uma estratégia baseada em mineração de grafos para detectar subestruturas conservadas na interface proteína-ligante com uma plataforma interativa para explorar e interpretar visualmente essas subestruturas.

A pesquisa aconteceu no contexto do projeto Bioinformática estrutural de proteínas: modelos, algoritmos e aplicações biotecnológicas (Babel), financiado pela Capes e coordenado pela professora Raquel Melo-Minardi.

 

Divulgação Institucional - campus Viçosa