Cotidiano

Pré-incubada no tecnoPARQ é finalista de desafio de startups da cadeia do leite

18/11/2019

A empresa Volutech, que foi pré-incubada no Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), vinculado ao Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV), estará na final do Desafio Nacional de Startups da Cadeia do Leite, no próximo dia 22, em São Paulo. A empresa foi classificada entre as oito melhores do Ideas for Milk, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com diferentes organizações.

A proposta classificada dentre as mais de 50 enviadas foi desenvolvida pelos estudantes da UFV Gustavo Duque (Agronomia), Sávio Cruz (Medicina Veterinária), Lucas Sanders (Engenharia Elétrica) e Vitor Paixão (Engenharia Mecânica), e a professora Polyana Pizzi Rotta, do Departamento de Zootecnia. Eles criaram uma tecnologia, cujo objetivo é monitorar, em tempo real, o volume e a temperatura do leite nos tanques. Por meio de um aplicativo instalado no celular, ela envia as informações para produtores e laticínios, permitindo que monitorem a qualidade do leite. Conforme a professora Polyana, a tecnologia é inédita no mercado e já tem pedido de registro de patente.

Vale destacar que a equipe foi formada pela professora, em 2018, para participar do Vacathon, uma maratona de tecnologia da Embrapa Gado de Leite. Essa iniciativa faz parte de uma série de ações do Programa Família do Leite, que busca incentivar o empreendedorismo nos estudantes.

Em São Paulo, as oito propostas finalistas serão apresentadas a investidores, executivos de grandes empresas e profissionais influentes do setor leiteiro.

Divulgação Institucional - campus Viçosa