Simpósio Internacional em Medicina Veterinária discute Saúde Única e bactérias super-resistentes

18/11/2019

O evento contou com diversos palestrantes internacionais

Mais de 400 pessoas, entre professores, pesquisadores, médicos veterinários, farmacêuticos, biólogos, produtores, estudantes de pós-graduação e graduação participaram do Simpósio Internacional de Medicina Veterinária (Simvet), realizado no campus Viçosa, entre os dias 14 de 17 de novembro. O evento aconteceu no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e teve com tema Saúde Única (One Health): Resistência bacteriana a antimicrobianos e uso racional em Medicina Veterinária.

Os objetivos do Simpósio foram apresentar e debater estudos realizados em diferentes centros de pesquisa no mundo por profissionais que atuam nas áreas da saúde única, resistência bacteriana e legislações brasileiras. O conceito One Health pode ser resumido como a promoção da saúde baseada em estudos que tenham como objetivo a compreensão de problemas derivados das interações entre humanos, animais e meio ambiente. A UFV iniciou, em 2012, um amplo projeto de cooperação no tema com a University of Washington (UW, Seattle, WA, EUA) e com a Washington State University (WSU, Pullman, WA, EUA). A iniciativa tem permitido maior interação entre pesquisadores e estudantes dessas instituições, possibilitando o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de estudos científicos em diferentes temas relacionados ao conceito One Health.

Segundo Abelardo Silva Júnior, coordenador geral do Simvet e do programa de pós-graduação em Medicina Veterinária da UFV, a repercussão foi muito positiva e já traz benefícios para os pesquisadores da UFV, sobretudo na formação de redes de relacionamento científico com as equipes dos palestrantes internacionais. “O projeto One Health já permitia esta interação entre pós-graduandos, mas a promoção de um evento de grande porte como este, em Viçosa, abre muitas possibilidades de internacionalização e formação profissional também para nossos graduandos”.

Ainda segundo o professor Abelardo, o formato do evento permitiu uma troca de experiências entre vários profissionais envolvidos na questão da resistência bacteriana. “Nós conseguimos mudar a percepção de que o uso abusivo de antibióticos não é uma responsabilidade apenas dos médicos veterinários. Também foram mostrados trabalhos do uso abusivo dentro de hospitais humanos. Os resultados das pesquisas mostraram a enorme influência do meio ambiente, que está sendo desequilibrado pela contaminação humana e animal, promovendo a geração de novas bactérias e de doenças. Isso é muito importante para termos, de fato, um conceito de saúde unificada. O mais importante, não é apontar quem são os culpados, mas sim trabalharmos juntos para as soluções futuras dentro das três esferas da saúde única (humana, animal e ambiental)”, disse Abelardo.

A palestra de abertura do Simvet foi ministrada pela professora Marguerite Pappaioanou, da University of Washington, Seattle, US, que abordou a Saúde Unificada: Integração da Medicina Veterinária e Medicina Humana. O simpósio contou ainda com participação de pesquisadores de renome nacional e dos seguintes pesquisadores internacionais: Kwangcheol Casey Jeongda Universidade da Florida (EUA)Yung-Fu Chang, da Cornell University (EUA), e Ramón Juste, do Servicio Regional de Investigación y Desarrollo Agroalimentario (Espanha).

Divulgação Institucional – campus Viçosa