Parcerias

Campus Viçosa

UFV participa da seleção de cafés de qualidade

07/11/2019

O Centro de Excelência do Café, o Grupo de Estudos em Cafeicultura da UFV e o Centreinar são parceiros do Senar na competição que vai mapear a qualidade dos cafés das regiões cafeeiras onde o Sistema Faemg atua. A competição, chamada de cupping, começou no dia 19 de outubro e segue até 19 de novembro avaliando os cafés dos produtores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Café) do Senar Minas.

Em Viçosa, 617 amostras das regiões Cerrado Mineiro, Matas e Sul de Minas estão sendo classificadas, torradas e degustadas por oito Q-Graders, avaliadores que têm certificação internacional para emissão de laudos de qualidade, segundo a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA).

Os melhores cafés seguem para o cupping do programa ATeG na Semana Internacional do Café(SIC), em Belo Horizonte. “O cupping acaba se tornando uma vitrine para que os cafés dos participantes do ATeG sejam conhecidos e reconhecidos não só pelo Brasil, mas por todo o mundo, potencializando, assim, a comercialização dos lotes de cafés de origem”, destaca Marcos Reis, gerente regional do Senar em Viçosa.

O cupping está previsto para o dia 20 de novembro, data que também marca o início da SIC, um dos maiores eventos de café do mundo com mais de 20 mil visitantes. Até o dia 22, cerca de 50 mil cafés serão degustados durante a feira, que recebe compradores internacionais vindos de 78 países e mais de 160 expositores.

 

Divulgação Institucional

Fonte: Assessoria Senar Minas