Projeto Cooperativismo SAF/UFV realiza primeiras oficinas

31/10/2019

Oficina de apresentação em Montes Claros

As primeiras oficinas de apresentação do projeto Cooperativismo SAF/UFV tiveram início na última sexta-feira (25), nas cidades de Colatina (ES) e Montes Claros (MG). O projeto, desenvolvido entre a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF/MAPA) e a UFV, tem como objetivos fomentar, fortalecer e consolidar o sistema associativista e cooperativista da agricultura familiar em todos os estados do Nordeste e nas regiões de Minas Gerais e do Espírito Santo que fazem parte da área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

As ações do projeto estão direcionadas à oferta de cursos de capacitação e treinamento de lideranças, técnicos e agricultores familiares de associações e cooperativas. Com isso, pretende-se proporcionar aos participantes conhecimentos em gestão de empreendimentos coletivos e acesso a políticas públicas, além de contribuir para a ampliação da renda do agricultor familiar a partir de índices maiores de produção e produtividade.

Em Monte Claros, a oficina foi coordenada pelos professores Brício Reis e Janderson Damaceno dos Reis, do Departamento de Economia Rural (DER), e pela servidora técnico-administrativa Aline Xisto Rodrigues. Em Colatina, participaram os professores Mateus Neves, Nathália Cosmo e Pablo Albino, também do DER, e a estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGER) da UFV, Thaís Teixeira.

De acordo com a professora Nathália Cosmo, “a participação do público foi importante para entender as expectativas dos apoiadores e também dos beneficiários do projeto”. Esse contato também foi “essencial para que o desenvolvimento dos módulos seja compatível com a realidade local”.

Marcilene Penha de Jesus, tesoureira da Associação Quilombola de Negreiro, localizada no Espírito Santo, destacou que o crescimento pessoal com as capacitações oferecidas acaba influenciando nos projetos da comunidade. Para José Márcio França Alkmin, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), de Espinosa (MG), “a Universidade está saindo do campus pra mostrar no campo como funciona”. O projeto é necessário porque “os produtores da agricultura familiar realmente precisam de apoio para as coisas que produzem com tanto sacrifício no norte de Minas”.

As próximas oficinas ocorrerão nos estados da região Nordeste, de 11 a 13 de novembro, com inscrições pelo site do projeto. Para os estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, as inscrições para o módulo I dos cursos de capacitação, com vagas gratuitas e limitadas, também já podem ser realizadas na página do Cooperativismo SAF/UFV.

Oficina de apresentação em Colatina