Campus Florestal

Fecitec e Mostra de Profissões encerram Simpósio de Integração Acadêmica em Florestal

27/10/2019

A Fecitec aconteceu no Ginásio Poliesportivo do campus

As atividades do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) da UFV-Florestal foram finalizadas, na tarde do último sábado (26), com a 6ª Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (Fecitec) e a Mostra de Profissões. Foi um dia dedicado à apresentação de mais de 100 trabalhos desenvolvidos na Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário (Cedaf) da instituição e em escolas de ensinos Fundamental e Médio da região, além da mostra dos cursos técnicos e de graduação oferecidos pelo campus. Mais do que isto: foi uma oportunidade para estreitar os laços entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a comunidade e ver de perto como o conhecimento transforma realidades.

O sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ademar de Melo, de Pará de Minas (MG), por exemplo, encontrou no artesanato uma saída para reutilizar as sacolinhas plásticas que estavam poluindo a cidade. Carlos Costa, que tem 11 anos de idade, comentou que milhões destas sacolinhas são usadas e descartadas no mundo a cada minuto, causando inúmeros problemas ambientais. Por isto, ele e os colegas decidiram recolher, higienizar e produzir tiras com o material, a fim de transformá-lo em artigos mais duráveis por meio da técnica do croché. “As sacolinhas plásticas podem entupir bueiros, causar enchentes, mas também podem gerar coisas bonitas”, ele disse, sem deixar de destacar que o ideal seria não usá-las.

O projeto (duas primeiras fotos abaixo) contou com quatro jovens crocheteiros, representados, na Feira, por Laurency Mariane Pereira e Pedro Henrique Lourenço. Ambos têm 12 anos e estão ensinando o artesanato para quem quiser aprender. De acordo com as professoras Maria Zélia Gomes, de Geografia, e Letícia Morais, de Língua Inglesa, depois de pesquisarem e colocarem os conhecimentos adquiridos em prática, os estudantes estão mais conscientes de que podem melhorar o meio ambiente. “A ideia era abordar algo que pudesse fazer parte da vida deles e não apenas da Feira”, disse Letícia.

A alguns estandes de distância, as estudantes da Cedaf Isabela Heringer e Natália Lana (duas últimas fotos abaixo) também apresentaram um trabalho desenvolvido com o objetivo de diminuir o impacto do plástico. No primeiro ano do Ensino Médio e respectivamente nos cursos técnicos em Alimentos e em Eletrônica, elas representaram o grupo que criou dois tipos de embalagens biodegradáveis: um revestimento comestível para conservar frutas, produzido a partir da fécula da mandioca, e um filme reutilizável e hidrossolúvel, produzido a partir do glicerol – este último pode substituir o conhecido filme de PVC. “Descobrimos que existem maneiras de fazer plásticos biodegradáveis e que não é algo difícil para as indústrias produzirem. Tem que ter uma conscientização maior”, ressaltou Natália.

Para o professor de Ciências Gustavo Rios, que acompanhou os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Losango, também de Pará de Minas, este tipo de evento é importante para o crescimento dos alunos: “quando eles voltam para a escola, voltam focados nos estudos, na pesquisa e na extensão, sabendo que têm um mundo grande para descobrir. Trazer a Educação Básica para a Universidade é fundamental”.

Avaliação institucional

O coordenador-geral da Fecitec, o professor Gerson Geraldo Chaves, explicou que a iniciativa englobou a 15ª Feira de Ciências da Cedaf e trabalhos oriundos e indicados de outras feiras de ciência da região, que mostraram que a juventude está por dentro da temática relacionada ao desenvolvimento sustentável, proposta pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para ele, a Feira é muito importante para despertar aptidões científicas. “E também envolve outros aspectos, como o social, já que eles têm que resolver desafios em grupo”, disse.

Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas neste ano, o SIA – que também abrangeu o Seminário de Prevenção de Acidente de Trabalho e Ergonomia, dois minicursos e apresentações de estudantes do Ensino Superior – aconteceu como planejado e esperado, como afirmou o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Diego Antônio França de Freitas. Agora, segundo ele, a UFV-Florestal se concentrará na cerimônia de premiação das melhores iniciativas trazidas para o evento, que será realizada em novembro.

Mais fotografias do dia estão disponíveis em photos.app.goo.gl/QBf7d2p9hhoi6Ppk7.

Comunicação Institucional do campus UFV-Florestal