Prêmios

Todos os campi

Artigo sobre mudanças climáticas no semiárido recebe prêmio da ABER

28/10/2019

Um artigo produzido no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, do Departamento de Economia Rural (DER), venceu o prêmio Carlos Roberto Azzoni de melhor trabalho publicado pela Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU). A premiação foi criada pela Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (Aber).

O artigo Climate change and urbanization: evidence from the semi-arid region of Brazil  é resultado da dissertação de mestrado da pesquisadora Linda Márcia Mendes Delazeri. O trabalho também é assinado pelo professor Dênis Antônio da Cunha e pela pós-doutoranda Fabiana Rita Couto-Santos, ambos do DER.

A pesquisa concluiu que os fatores climáticos foram decisivos para a intensificação do processo de urbanização nos municípios do semiárido brasileiro. Os efeitos do clima, sobretudo os aumentos de temperatura, foram ainda mais intensos nas cidades que dependiam amplamente do setor agrícola. As simulações de futuras mudanças no clima indicaram também que o processo de urbanização tende a ser acelerado na região.

 

Divulgação Institucional