Campus Florestal

Semana acadêmica da UFV-Florestal recebe duo de dança premiado internacionalmente

21/10/2019

Este foi o primeiro prêmio internacional de Paulo (esq.) e Robson

Um dos destaques da XI Semana Acadêmica de Educação Física da UFV-Florestal, nesta terça-feira (22), será a apresentação do duo de dança contemporânea Acossar de um Estranho, produzido pelos estudantes Paulo César Ferreira e Robson Miranda e premiado no XXV Festival de Danzas del Mercosur. A apresentação acontecerá às 18h30, em frente ao prédio principal do campus.

A coreografia foi pensada pelos estudantes do último ano do curso de licenciatura em Educação Física da UFV-Florestal em 2018, a partir do tema perseguição. De acordo com Paulo, ela mostra a disputa de um personagem com a própria sombra e proporciona reflexões sobre relações pessoais nocivas.

O duo foi agraciado com a terceira colocação do festival internacional, que aconteceu em setembro, em Puerto Iguazú, na Argentina (primeira foto abaixo). Na etapa final, ele concorreu com outros nove duos de bailarinos do Brasil e dos outros países que fazem parte do Mercosul.

O festival internacional foi o maior entre os que Paulo e Robson participaram até agora. Mas eles vinham aprimorando e recebendo premiações com a coreografia há tempo. A primeira apresentação de Acossar de um Estranho, em abril de 2018, rendeu a segunda colocação do Festival Nacional de Dança Curvelo Faz Arte. Em abril de 2019, os estudantes da UFV-Florestal também conquistaram a segunda colocação do Festival de Dança de Bambuí, além da categoria de destaque do evento e, com isto, a isenção de taxa para participar do XXV Festival de Danzas del Mercosur.

Ao falar sobre sua trajetória, Paulo afirmou: “nunca pensei em estar onde estou”, referindo-se à infância no interior de Minas Gerais, sem muitos recursos culturais, e às experiências e conhecimentos que carrega hoje. “A dança permite que a gente conheça lugares diferentes, culturas diferentes. Onde estou, é por causa da dança”, ressaltou.

No evento de Bambuí (MG), Paulo ainda conquistou a primeira colocação com um solo de dança contemporânea (última foto abaixo), que também será apresentado para o público da XI Semana Acadêmica de Educação Física nesta terça-feira.

História

Paulo começou a praticar diferentes estilos de dança aos 14 anos de idade, por meio de projetos sociais da sua cidade de origem, Paraopeba (MG), e de cidades da região. Primeiro, vieram experiências com o forró moderno e, depois, com as danças urbanas. Logo, ele teve contato com a dança contemporânea, na qual se especializou e pela qual se diz “apaixonado” até hoje: “é uma área muito expressiva. A dança contemporânea é o que me move”. Tanto que, em 2018, ele conseguiu seu certificado de capacitação na área no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão e pôde obter seu registro como bailarino profissional.

Para o futuro, Paulo planeja a formatura na licenciatura em Educação Física e a realização de alguma pós-graduação, além de uma nova graduação: em dança. “E viver da dança. Ter um grupo, ministrar minhas aulas. Levar isto para pessoas que não têm oportunidade”, complementou. Ele também pretende continuar competindo. O maior sonho, no momento, é participar do Festival de Dança de Joinville: “pode ser que aconteça no próximo ano”.

Comunicação Institucional do campus UFV-Florestal