Institucional
Campus Viçosa
16/10/2019
Será embarcado para a Europa, neste mês de outubro, o primeiro contêiner com cafés especiais brasileiros negociados pela Farmly, startup vencedora do Avança Café Viçosa, Programa de Pré-Aceleração de Startups realizado pela Embrapa Café, em parceria com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do tecnoPARQ e a UFV.
Telmo Baldo, responsável pelo gerenciamento financeiro da Farmly, conta que o Hackaton (uma espécie de maratona) do Avança Café foi o momento em que os sócios da startup perceberam a grande oportunidade de participar de um programa de pré-aceleração. Isso possibilitaria networking (rede de contatos) e as validações que precisavam para montar o negócio. Segundo Telmo, a Farmly entrou no Avança Café com muitas dúvidas e saiu com a certeza do caminho que deveria seguir como empresa.
A primeira edição do Avança Café, realizada de março a agosto deste ano, teve duas etapas. a de sensibilização e prospecção e a de pré-aceleração. Durante essa última, os integrantes das startups tiveram 12 semanas intensas de trabalho para o desenvolvimento do negócio. Toda semana era realizado o checkpoint, momento de entrega de relatórios de cada projeto.
De acordo com outro sócio da Farmly, Lucas Faria, o trabalho constante de análise foi essencial para saírem da idealização e partirem para a ação. “O fato de termos que fazer entregas semanais sobre o andamento do trabalho acelerou a empresa e construiu o negócio. Os profissionais, o tecnoPARQ e a Embrapa nos ensinaram a trabalhar o comercial, o marketing e o desenvolvimento. Aprendemos muito”.
Telmo comenta que muitas portas se abriram para a Farmly. “Tivemos a oportunidade de crescer e estamos crescendo ainda mais. O Programa foi a espinha dorsal para que conseguíssemos operar de verdade, possibilitando transformar nossas ideias em realidade”.
Farmly
A Farmly, que está sediada em Belo Horizonte, venceu o programa de aceleração por ter identificado um problema importante que, há algum tempo, aguardava uma solução: a dificuldade dos pequenos cafeicultores brasileiros exportarem grãos especiais em menores quantidades. Do outro lado do balcão, pequenos torrefadores no exterior são obrigados a comprar de grandes empresas de exportação.
A inovação proposta pela startup foi unir essas duas pontas da cadeia por meio de tecnologia. Os seis jovens empreendedores da Farmly desenvolveram uma plataforma digital para que cafeicultores no Brasil pudessem oferecer lotes de cafés especiais a torrefadores estrangeiros interessados em comprar grãos gourmets em menor quantidade.
Na foto, um registro dos vencedores no dia da premiação.
Fonte: Assessoria tecnoPARQ
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